Propesq publica edital de tradução de artigos

A iniciativa visa a publicação de artigos científicos em periódicos de alto impacto

A Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós Graduação da UFPE (Propesq) publicou o Edital de Tradução de Manuscritos. A iniciativa visa apoiar a revisão e tradução de artigos científicos para o idioma inglês para publicação em periódicos qualificados de circulação internacional. A data-limite para solicitar o apoio é 31 de outubro. O edital, que integra o planejamento estratégico da Propesq, é publicado todos os anos com fins de incentivo à elevação da produção qualificada dos cursos de mestrado e doutorado, fator essencial à visibilidade da universidade.

O apoio é direcionado aos artigos traduzidos e submetidos, entre setembro de 2019 e setembro deste ano, em periódicos indexados e classificados como A1, A2 e B1 no Qualis do quadriênio 2013-2016, sistema de classificação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A pró-reitoria, excepcionalmente, vai considerar pedidos relacionados a periódicos de alto fator de impacto não contemplados na avaliação Qualis 2013-2016.

O limite para reembolso das despesas com o pagamento de serviços de revisão e tradução é de R$ 1 mil por manuscrito. O pesquisador pode apresentar, no máximo, a solicitação de R$ 2 mil por ano. Será considerada a ordem de apresentação das solicitações até se atingir o montante de recursos alocados para o edital, um valor total de até R$ 80 mil. Os resultados das análises das solicitações vão ser divulgados em etapas, cinco dias úteis após o prazo de submissão, de acordo com o seguinte calendário:

• 1ª etapa: propostas recebidas até 31 de maio
  • 2ª etapa: propostas recebidas até 31 de julho