Propesq divulga Edital Pibic 2018/2019

As inscrições poderão ser feitas de 22 de março a 13 de abril de 2018.

A Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, por meio da Coordenação Geral de Iniciação Científica, em conformidade com a Resolução Normativa nº 017/2006 do CNPq, com as decisões do Comitê de Iniciação Científica da UFPE, torna público o Edital 2018-2019 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/UFPE/CNPq) e do Pibic-Ações Afirmativas, nas categorias bolsista e voluntário, para o período de 1º de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como objetivo incentivar os estudantes universitários de graduação a iniciarem pesquisas científicas nas diversas áreas de conhecimento. As inscrições poderão ser feitas de 22 de março a 13 de abril de 2018.

Mediante o programa, os estudantes têm a oportunidade de participar de um projeto, com duração de 12 meses, sob a orientação de um pesquisador da UFPE com possibilidade de recebimento de bolsa. O edital também prevê a participação de voluntários e destina vagas a candidatos que ingressaram na UFPE com ações afirmativas (PIBIC-AF).

Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado, cursando graduação, e ser indicado por um único orientador, conforme item 4.2 do edital. O orientador interessado em submeter uma proposta ao edital deve possuir título de doutor ou de livre docente e ser vinculado à UFPE em uma das condições estabelecidas no edital, conforme item 4.1.

Após a publicação do resultado no site da Propesq, previsto para o dia 18 de julho de 2018, conforme cronograma do edital, os estudantes devem desenvolver projetos de pesquisa que reúnam qualidade acadêmica e mérito científico com a supervisão do pesquisador responsável por orientá-los. Ao final do programa, o estudante apresenta os seus resultados no Congresso de Iniciação Científica da UFPE (Conic), que, este ano, realizará a sua 26º edição.

Setor de Bolsas de Iniciação Científica/Propesq
Reitoria da UFPE (Campus Recife)
2º andar/Salas 331 e 332
(81) 2126 7052 | pibic@ufpe.br