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Mestrados e doutorados da UFPE podem retomar atividades acadêmicas remotamente

A adesão às atividades acadêmicas remotas é voluntária e deve ser apreciada e aprovada pelo colegiado do programa de pós-graduação.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE (Cepe) aprovou a Resolução nº 6/2020 que estabelece, em caráter temporário, diretrizes para a retomada do ensino na pós-graduação stricto sensu, por meio de atividades acadêmicas remotas, no contexto das medidas preventivas à Covid-19. Os programas de pós-graduação stricto sensu (PPGs) interessados, com a aprovação da resolução, podem retomar as suas atividades acadêmicas por meio de plataformas e ferramentas de educação a distância, caracterizando assim suas atividades acadêmicas como atividades remotas. 







A adesão às atividades acadêmicas remotas é voluntária e deve ser apreciada e aprovada pelo colegiado do programa de pós-graduação. A Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) estabeleceu calendário específico referente a essas atividades. Clique aqui para acessar

Apenas os estudantes que solicitarem matrícula nas disciplinas ministradas remotamente vão participar das atividades. Por outro lado, de maneira a atender às diferentes realidades vivenciadas por discentes e docentes no atual contexto da pandemia, a resolução estabelece que é possível prorrogar por três meses os prazos para a defesa de dissertações e teses, independentemente da adesão às atividades acadêmicas remotas. Também, no sentido compreender diferentes necessidades de alunos de mestrado e doutorado, o cancelamento da matrícula em disciplinas pode ser feito a qualquer momento do semestre 2020.1, mediante solicitação dos estudantes no SigaA, sem qualquer prejuízo para estes.

A pró-reitora para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) Carol Leandro explica que, quando as atividades foram suspensas em março, muitos programas mantiveram as bancas de defesas de tese e dissertação, bem como processos seletivos. Então, para alguns programas, apenas as aulas de fato foram suspensas.

Em reuniões com as coordenações dos programas de pós-graduação para acompanhamento de dificuldades e possibilidades de realização das atividades gerais dos cursos, foi discutida com a Propesq a possibilidade de retomada das aulas de forma remota, haja vista que alguns programas tinham essa condição. “Por isso, nós enviamos um formulário aos programas para fazer uma pesquisa sobre possibilidades e condições de retomar aulas remotamente. Recebemos mais de 60% de respostas positivas e, depois disso, passamos a trabalhar durante todo o mês de abril no amadurecimento dessa ideia junto aos coordenadores de pós-graduação”, relata a pró-reitora.

A doutoranda Elicia Guerra, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), relata as dificuldades enfrentadas por vários pós-graduandos. Elicia explica que há colegas que precisam concluir seus projetos, mas que, com o contexto da pandemia, viram a previsão de finalização dos mesmos prejudicada. “Tem pós-graduando que solicitou afastamento no trabalho e não terá novo prazo junto ao serviço; outros que precisam cumprir carga horária para defender ou qualificar. No meu programa, temos estudos individualizados e atividades programadas que envolvem o discente e um professor, para os quais é possível dar continuidade de maneira remota. A resolução aborda o trancamento de disciplina a qualquer tempo, a necessidade de matrícula e aceite do estudante na disciplina na modalidade remota e garante prorrogação de prazo. Vejo como uma proteção aos programas, tanto àqueles que aderirem como aos que não”, conta a estudante.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia, Rodrigo Lira, dá sua opinião sobre essa alternativa para a pós-graduação: “Não temos perspectiva de retomada das aulas presenciais nas próximas semanas ou nos próximos meses. Então, a atividade remota, quando possível e não de forma impositiva, tem que ser considerada, sim. Essa forma de atividade em telepresença atende à demanda da maior parte dos discentes e docentes. Claro que vão ser necessárias adaptações a curto prazo, que vão ser acertadas e vão deixar algumas lições.”

A Resolução nº 6/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE (Cepe) foi publicada no Boletim Oficial da UFPE Especial nº 42, de 11 de maio de 2020 e entrou em vigor a partir dessa data.

Data da última modificação: 22/05/2020, 15:43