Reconhecimento de Título Estrangeiro Reconhecimento de Título Estrangeiro

Confira abaixo os detalhes sobre reconhecimento de título estrangeiro de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado): 

ATENÇÃO:

INFORMAMOS QUE SERÃO ABERTAS NOVAS VAGAS DE RECONHECIMENTO DE TÍTULO ESTRANGEIRO NA UFPE A PARTIR DAS 16h (horário de Brasília) DO DIA 28/01/2019 (SEGUNDA-FEIRA), CONFORME CAPACIDADE DE ATENDIMENTO INFORMADA PELOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO. OS REQUERENTES QUE NÃO CONSEGUIREM ACESSO AS VAGAS OFERECIDAS DE FORMA IMEDIATA FORMARÃO UMA FILA ORGANIZADA PELA PRÓPRIA PLATAFORMA, CONFORME ORDEM DE INSCRIÇÃO, PARA QUE POSSAM TER SEUS PEDIDOS APRECIADOS TÃO LOGO OS REQUERIMENTOS SOB ANÁLISE SEJAM FINALIZADOS.

 

ATENÇÃO:

DIPLOMAS EMITIDOS NOS PAÍSES SIGNATÁRIOS DA CONVENÇÃO DE HAIA - Em atendimento ao que determina a resolução 228/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir de 14 de fevereiro de 2017, os diplomas emitidos nos países signatários da Convenção de Haia deverão ter anexos aos mesmos a Apostila de Haia emitida no país onde foi realizado o curso, para fins de abertura de processo de reconhecimento e procedimento de apostilamento. Para os países não signatários, continuará valendo o visto consular, com exceção dos títulos emitidos na França, que gozam de dispensa de qualquer documentação anexa aos mesmos. Os diplomas de países signatários da supracitada convenção que contenham o visto consular brasileiro emitido antes do dia 14/08/2016 estão investidos dos mesmos efeitos daqueles certificados pela Apostila da Convenção de Haia.  Para consultar os países signatários da Convenção de Haia, clicar AQUI.

ATENÇÃO: A certificação internacional a qual o parágrafo acima se refere é IMPRESCINDÍVEL para a tramitação do processo de reconhecimento de título estrangeiro e diz respeito aos seguintes documentos:

1 - Cópia do diploma devidamente registrado pela instituição responsável pela diplomação, de acordo com a legislação vigente no país de origem;

2 - Exemplar da tese ou dissertação com registro de aprovação da banca examinadora, com cópia em arquivo digital em formato compatível, acompanhada dos seguintes documentos:

a) ata ou documento oficial da instituição de origem, no qual devem constar a data da defesa, se for o caso, o título do trabalho, a sua aprovação e os conceitos outorgados;

b) nomes dos participantes da banca examinadora, se for o caso, e do orientador, acompanhados dos respectivos currículos resumidos; e

c) caso o programa de origem não preveja a defesa pública da tese, deve o aluno anexar documento emitido e autenticado pela instituição de origem, descrevendo os procedimentos de avaliação de qualidade da tese ou dissertação, adotados pela instituição, inclusive avaliação cega emitida por parecerista externo.

3 - Cópia do histórico escolar, descrevendo as disciplinas ou atividades cursadas, com os respectivos períodos e carga horária total, indicando o resultado das avaliações em cada disciplina;

ATENÇÃO: TENDO EM VISTA A APROVAÇÃO DA RESOLUÇÂO 11/2018 POR PARTE DO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CCEPE), A UFPE RECEBERÁ NOVOS PROCESSOS DE RECONHECIMENTO DE TÍTULO ESTRANGEIRO (MESTRADO E DOUTORADO) EXCLUSIVAMENTE POR MEIO DIGITAL ATRAVÉS DA PLATAFORMA CAROLINA BORI.

O INTERESSADO EM SUBMETER O SEU PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE TÍTULO ESTRANGEIRO À UFPE DEVE SE CADASTRAR NA REFERIDA PLATAFORMA CONFORME INSTRUÇÕES DISPONÍVEIS NO MANUAL DA MESMA 

APÓS O CADASTRO O INTERESSADO DEVE ACESSAR A PLATAFORMA ATRAVÈS DO PERFIL CRIADO E UTILIZAR A OPÇÂO “SOLICITAR REVALIDAÇÃO/RECONHECIMENTO”. EM SEGUIDA DEVE PRENCHER OS DADOS DE SEU CURSO REALIZADO NO EXTERIOR E ESCOLHER A ÁREA DE CONHECIMENTO AFIM DIPONIBILIZADA PELA UFPE PARA ANÀLISE DO PEDIDO. APÓS ESTA ETAPA SERÁ NECESSÁRIO ANEXAR OS DOCUMENTOS SOLICITADOS PARA A ABERTURA DO PROCESSO EM FORMATO PDF PARA PRÉ-ANÁLISE. A LISTA DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÂO DA UFPE PODE SER CONFERIDA AQUI E A LISTA DE PROGRAMAS DIVIDIDOS POR ÁREA DE CONHECIMENTO PODE SER CONFERIDA AQUI.

TODO O ANDAMENTO DO PROCESSO SERÁ FEITO ATRAVÉS DA PLATAFORMA CAROLINA BORI, SENDO GERADO UM NÙMERO ATRAVÉS DO QUAL O REQUERENTE PODERÁ REALIZAR O ACOMPANHAMENTO DA TRAMITAÇÃO DE SEU PEDIDO. APENAS AS ETAPAS DE APOSTILAMENTO E REGISTRO DO DIPLOMA ESTRANGEIRO, EM CASO DE PARECER POSITIVO PARA O PEDIDO, SERÃO FEITAS DE FORMA PRESENCIAL, CONFORME INSTRUÇÕES A SEREM ENVIADAS AO REQUERENTE QUANDO DA APROVAÇÃO DA SOLICITAÇÂO DE RECONHECIMENTO DE TÍTULO.

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE APOSTILAMENTO

ATENÇÃO: ABAIXO SEGUEM IMPORTANTES FORMULÁRIOS QUE FAZEM PARTE DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ABERTURA DO PROCESSO:

ATENÇÃO: A tramitação simplificada diz respeito a:

I - Cursos ou programas cujos diplomas já foram submetidos a três análises por instituições reconhecedoras diferentes e que o reconhecimento tenha sido deferido de forma plena. A lista é elaborada a partir dos diplomas reconhecidos por meio da plataforma Carolina Bori e mediante a coleta das informações a enviadas pelas Instituições não aderentes.

II - Aos diplomas obtidos em cursos ou programas estrangeiros que tenham recebido estudantes com bolsa concedida por agência governamental brasileira no últimos seis anos.

III - Diplomas obtidos no exterior em programa para o qual haja acordo de dupla titulação com programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e/ou doutorado) do SNPG, avaliado e recomendado pela Capes.

IMPORTANTE: A própria plataforma indica no caso do item I os cursos aptos à tramitação simplificada, quando do preenchimento dos dados para envio à UFPE. No caso dos itens II e III é necessário anexar documentação comprobatória.

ATENÇÃO: Informamos que cabe ao requerente indicar o programa de Pós-Graduação da UFPE que analisará o processo. Durante o processo de Pré-análise da documentação será verificada a similaridade entre o curso feito no exterior e aquele indicado no pedido. Verificada a similaridade e realizada a conferência da documentação mínima (num prazo de até 30 dias após o envio dos documentos) será enviada ao requerente  Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento para realização do procedimento, no valor de R$ 1.000,00 (mil reais). Realizado o pagamento, terá início a tramitação do processo, com o envio do mesmo para análise acadêmica. É importante que o requerente verifique ainda se o curso realizado no exterior é de mesmo nível (mestrado ou doutorado) daqueles disponíveis na UFPE. A inexistência de curso de mesmo nível, modalidade ou de área equivalente inviabilizará a abertura do processo.

DESTACAMOS QUE EVENTUAIS AGENDAMENTOS PARA ABERTURA DE PROCESSOS DE RECONHECIMENTO DE TÍTULO REALIZADOS PARA DATAS POSTERIORES AO DIA 07/11/2018 NÃO SÂO VÁLIDOS, TENDO EM VISTA INFORMAÇÂO ANTERIORMENTE DISPONIBILIZADA.

 

Mais informações
Divisão de Cursos e Programas de Pós-Graduação (DCPPG)
Reitoria da UFPE, 2º andar, Propesq, Sala 344
reconhecimento.propesq@ufpe.br