A Propesq A Propesq
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) é a instância da UFPE que coordena os assuntos referentes a:
- Pós-Graduação
- Pesquisa
- Iniciação Científica
É de sua competência coordenar os programas de pós-graduação (PPGs) existentes, zelando pela qualidade de sua estrutura acadêmica e dando suporte ao seu corpo docente e discente.
A Propesq tem a responsabilidade de gerenciar cerca 136 cursos de pós-graduação stricto sensu, distribuídos por 83 programas de pós-graduação.
No total, a pró-reitoria gerencia 72 mestrados acadêmicos (um em associação), 53 doutorados (um em associação e três em rede) e 11 mestrados profissionais (dois em rede).
Na pós-graduação lato sensu, a pró-reitoria coordena 60 cursos de especialização (previsão para 2016), sendo seis a distância. Além disso, a UFPE coordena 11 residências (médicas, enfermagem, nutrição e multiprofissionais).
Além de zelar pela qualidade do ensino dos programas de pós-graduação da UFPE, a Propesq também atua como coordenadora da área de pesquisas e como estimuladora de iniciativas científicas inovadoras que possam sair do limite da Universidade para contribuir com o desenvolvimento regional.
Ela atua para que a produção científica da UFPE se consolide entre as melhores do País a partir do investimento na estruturação e ampliação dos grupos de pesquisa da Universidade.
Objetivos
- Propor as diretrizes sobre a política de ensino de pós-graduação e pesquisa no âmbito da Universidade e coordenar os assuntos referentes a ela;
- Gerenciar e executar os programas de pós-graduação da UFPE;
- Estimular a produção científica da Universidade para que se traduzam em benefícios práticos para a sociedade;
- Possibilitar uma maior articulação entre a graduação e a pós-graduação através da iniciação científica.
Estrutura Estrutura
Pró-Reitor
Professor Ernani Carvalho (proreitor.propesq@ufpe.br) | (81) 2126 7055
Compete ao Pró-Reitor assessorar o Reitor em todas as atividades que dizem respeito à pós-graduação e à pesquisa no âmbito interno e externo à Universidade. Entre suas principais responsabilidades estão:
- Representar a Pró-Reitoria junto à Administração Superior da Universidade;
- Propor as diretrizes sobre a política de ensino de pós-graduação e pesquisa no âmbito da Universidade e na interação com a sociedade, dirigindo e orientando as atividades para a consecução dos objetivos propostos;
- Orientar e supervisionar a avaliação do sistema de ensino de pós-graduação;
- Planejar, coordenar e supervisionar todas as atividades da Pró-Reitoria, inclusive seu Plano de Atividades Anual;
- Estabelecer metas que visem à integração dos órgãos que compõem a Pró-Reitoria, bem como à sua interação com os demais órgãos da Universidade;
- Propor ao Reitor a nomeação de pessoal para ocupar cargos ou função de confiança da Pró-Reitoria, bem como constituir comissões ou grupos de trabalho para estudo de assuntos de interesse da Pró-Reitoria e da Universidade;
- Presidir as Câmaras de Pesquisa e de Pós-Graduação (CPPG);
- Participar dos órgãos colegiados superiores da Universidade, como membro efetivo, emitindo pareceres dentro da área de sua competência;
- Representar o Reitor quando por ele for indicado;
Secretaria do Pró-Reitor
proreitor.propesq@ufpe.br | (81) 2126 7055
A Secretaria da Pró-Reitoria tem como principais atribuições planejar, organizar e coordenar os serviços de secretaria, dando assistência e assessoramento direto ao Pró-Reitor no que diz respeito a:
- Preparar agenda, pautas, marcar entrevistas com o Pró-Reitor;
- Receber e efetuar ligações telefônicas para o Pró-Reitor;
- Tratar de preparativos para viagem do Pró-Reitor (passagem, diárias, documentos, etc);
- Manter arquivo pessoal do Pró-Reitor;
- Colaborar na organização de reuniões e eventos que envolvam o Pró-Reitor;
- Orientar e supervisionar o Setor de Protocolo;
- Manter banco de dados atualizado de autoridades internas e externas, para mala postal da Pró-Reitoria;
- Organizar e coletar as informações para divulgação;
- Orientar na distribuição das correspondências a nível interno;
- Promover uma maior integração entre as demais secretarias;
- Exercer o papel de relações públicas da Pró-Reitoria, recepcionando os visitantes e encaminhando-os aos setores competentes.
Coordenação de Editais
Marcos César de Aquino Soares (coordenacaoeditais@gmail.com)
Coordenador
Walter José Gomes ( wjgs@uol.com.br) | (81) 2126 8140
Compete a essa Coordenação assessorar o Pró-Reitor e demais Diretorias nas atividades que constituem as funções organizacional, administrativa e de informatização da Pró-Reitoria, bem como secretariar as Câmaras de Pesquisa e de Pós-Graduação (CPPG) do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE (CCEPE). Dentro de suas principais atividades estão:
- Secretariar a CPPG, bem como assessorar qualquer comissão e/ou grupos de trabalhos por ela criados
- Proceder estudos especiais relativamente a problemas específicos, por solicitação do Pró-Reitor e/ou Diretores
- Participar da elaboração e implementação de projetos referentes a melhoria dos serviços administrativos e dos espaços físicos da Pró-Reitoria;
- Planejar a política de informatização da Pró-Reitoria
- Coordenar junto às chefias os processo de acompanhamento e controle de pessoal efetivo e temporário (frequência, férias, licenças, remoções, contratações, treinamentos, etc.)
- Pré-analisar e controlar os diversos pedidos de auxílios financeiros para aquisição de passagens, hospedagens, materiais e equipamentos feitos dentro dos programas de apoio mantidos pela Pró-Reitoria
- Controlar a aquisição e manter registro do patrimônio da Pró-Reitoria
- Auxiliar a divisão de contabilidade e convênios nos processos de licitação
- Supervisionar as atividades de serviços gerais de apoio à Pró-Reitoria
Para a consecução de seus objetivos a Coordenação dispõe de uma secretaria e três setores:
- Setor de Protocolo
- Setor de Informatização
- Setor de Comunicação
Secretaria da Coordenação Administrativa
Jaciene Duarte (jaciene.silva@ufpe.br) e Kátia Miranda ( katia.miranda@ufpe.br) | (81) 2126 7055
A Secretaria tem como principais atribuições planejar, organizar e coordenar os serviços de secretaria, dando assistência e assessoramento direto ao coordenador no que diz respeito a:
- Preparação de agenda, pautas e entrevistas
- Preparativos para viagem (passagem, diárias, documentos, etc.)
- Manutenção de arquivo pessoal do coordenador
- Desempenho de tarefas nos demais setores e/ou na própria coordenação, conforme orientação do coordenador
Setor de Protocolo
(81) 2126 8142
O Setor de Protocolo tem como principais atribuições executar tarefas de apoio que dizem respeito aos serviços de protocolo da Pró-Reitoria. Suas principais responsabilidades são:
- Controlar a entrada e saída de correspondências, documentos e processos
- Coletar e entregar correspondências/documentos/processos interna e externamente
- Efetuar, receber e transmitir ligações telefônicas
- Anotar recados
- Manter atualizados os quadros de avisos da Pró-Reitoria
- Operar os serviços de fax
- Dar apoio logístico a reuniões e eventos
Setor de Informática
Diogo Dias | (81) 2126 7054
Atividades
- Execução da política de informatização da Pró-Reitoria
- Desenvolvimento de softwares aplicativos
- Gerenciamento da rede interna
- Suporte às diretorias e demais setores da Pró-Reitoria na área de informática
- Suporte complementar aos cursos de pós-graduação e grupos de pesquisa na área de informática
- Treinamento de informática
Setor de Comunicação
Allane Melo ( propesq@ufpe.br)
Fone: (81) 2126 7042
Atividades
- Divulgação de ações da Pró-Reitoria
- Produção de conteúdo para as páginas da Propesq
- Gerenciamento de redes sociais
- Administração de páginas na internet e gerenciamento de e-mail
- Colaboração com a Assessoria de Comunicação Social da UFPE com assuntos relacionados à Propesq
- Assessoria em eventos
Chefia
Cristina Maria de S. Carvalho ( cristina.scarvalho@ufpe.br) | (81) 2126 8144
Atividades: Compete a essa Divisão centralizar, organizar, coordenar e controlar os serviços de contabilidade em geral, referentes a todas as atividades orçamentárias e financeiras da Pró-Reitoria, seja através dos recursos do tesouro, diretamente arrecadados ou convênios.
Para a consecução de seus objetivos a divisão dispõe de um setor:
Divisão de Contabilidade e Convênios (Setor Contábil)
Ávila Kézia ( kezia_ufpe@yahoo.com.br); Daniel Garrett ( daniel.feitosa@ufpe.br); Elizabete Batista ( eba_propesq2013@hotmail.com); Felipe José Ferreira ( felipe.josef@ufpe.br); Marluce Aquino (marluce.aquino@ufpe.br); Pablo de Sousa (pablo.sousa@ufpe.br)
(81) 2126 8144/7043
Horário de funcionamento: 7h30 às 19h30
Principais atribuições:
- Controlar as verbas por fonte, programas e rubricas.
- Solicitar abertura de crédito.
- Emitir empenhos, anulações, notas de destaques etc.
- Conferir e preparar todos os documentos que exigem pagamentos.
- Informar e orientar sobre pagamentos a todos os interessados.
- Fazer relatórios e levantamentos para manter atualizado o Pró-Reitor sobre a posição financeira da Pró-Reitoria.
- Controlar e manter sempre atualizados os saldos dos cursos e da Pró-Reitoria.
- Emitir passagens e providenciar hospedagens e diárias.
- Solicitar e prestar contas de suprimentos de fundos.
- Controlar todos os convênios que envolvam a Pró-Reitoria.
- Efetuar prestação de contas e relatórios dos convênios.
Diretora
Professora Teresa Bernarda Ludermir | (81) 2126 7040
Compete a essa Diretoria assessorar o Pró-Reitor no planejamento, coordenação e fiscalização das atividades de ensino que dizem respeito à pós-graduação, nos níveis de especialização, residência, mestrado ou doutorado. Para a consecução de seus objetivos a Diretoria dispõe dos seguintes setores:
- Secretaria
- Coordenação Geral de Cursos e Programas de Pós-Graduação
- Coordenação Geral de Pós-Graduação Lato Sensu
- Divisão de Cursos e Programas de Pós-Graduação
- Divisão de Acompanhamento e Capacitação Docente
- Setor de Bolsas de Pós-Graduação
Secretaria da Diretoria de Pós-Graduação
Secretária: Marleide Fragoso ( marleide.souza@ufpe.br) | (81) 2126 7040
A Secretaria tem como principais atribuições planejar, organizar e coordenar os serviços de secretaria, dando assistência e assessoramento direto ao diretor e coordenador no que diz respeito a:
- Preparar agenda, pauta, marcar entrevistas.
- Receber e efetuar ligações telefônicas.
- Tratar de preparativos para viagem (passagem, diárias, documentos etc).
- Manter arquivo pessoal do diretor e coordenador.
- Colaborar na organização de reuniões e eventos que envolvam a Diretoria.
- Desempenhar outras tarefas nos demais setores e/ou coordenação conforme orientação do diretor.
Coordenação Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu
Coordenadora: Sirlene Lucena (sirlene.lucena@ufpe.br) | (coord.strictosensu@ufpe.br) | (81) 2126 7990
Apoia a Diretoria de Pós-Graduação na implementação da política de ampliação e consolidação da pós-graduação stricto sensu, bem como no acompanhamento dos cursos e programas. Para a consecução de seus objetivos, essa coordenação conta com a Divisão de Programas de Pós-Graduação.
Divisão de Programas de Pós-Graduação
Chefe: Sirlene Lucena (sirlene.lucena@ufpe.br)
José Leite (joao.jlbarros@ufpe.br) Ezaú Luiz (ezau.luiz@ufpe.br) e Habacuque Rocha (habacuque.rocha@ufpe.br)
(81) 2126.7045
Horário de funcionamento: 7h30 às 19h30
Setor de Banca Examinadora e Diplomas
Horário de funcionamento: 7h30 às 19h30
dcppg.sd@gmail.com | (81) 2126 7046
Equipe: Eliane Maria José Santos
Zildete Maria de Matos
Maria Izabel Carneiro da Silva
Coordenação Geral de Pós-Graduação Lato Sensu
Coordenadora: Patricia Mergulhão ( patricia.mergulhao@ufpe.br)
Gerciane Vidal ( gerciane.vidal@ufpe.br)
(81) 2126.7047
especializacao@ufpe.br
Horário de funcionamento: 7h30 às 19h30
Atribuições: Apoiar a Diretoria na implementação da política de ampliação e consolidação, bem como no acompanhamento dos cursos de pós-graduação lato sensu. Para a consecução de seus objetivos, está sob sua a coordenação o Setor de Especialização.
Setor de Especialização
Equipe: Ana Cristina Oliveira (ana.cosilva@ufpe.br), Maura Francinete (maurafrancinete@gmail.com), Roberta Mourão (roberta.mourao@ufpe.br) e Suely Silva (suely.silva@ufpe.br)
E-mail: especializacao@ufpe.br
Fone: (81) 2126 7049
Horário de funcionamento: 7h30 às 19h30
O Setor de Especialização tem como principal atribuição dar suporte administrativo e técnico à Coordenação Geral dos Cursos de Especialização nos diversos processos relativos aos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu oferecidos pela UFPE. Dentre as diversas atividades desempenhadas pelo Setor, estão:
- Analisar processos referentes a Projeto e Relatório Final de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
- Expedir certificados de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
- Atender ao público interno e externo à UFPE.
Divisão de Capacitação e Acompanhamento Docente
Chefe: Marcos Aquino ( marcos.asoares@ufpe.br)
Cynthia Oliveira ( cynthia.loliveira@ufpe.br)
dcad.propesq@ufpe.br e capacitacaopropesq@gmail.com | (81) 2126 7048
Horário de funcionamento: 7h30 às 19h30
A Divisão de Capacitação e Acompanhamento Docente tem como principais atribuições o suporte administrativo e técnico à Diretoria, nos diversos processos e programas relativos a capacitação dos docentes/técnicos. Dentre suas responsabilidades estão:
- Afastamento/prorrogação de docentes e técnicos para realização de estudos pós-graduados.
- Incentivo e progressão por titulação de docentes/técnicos.
- Programa institucional de professor visitante.
- Certificação de Pós-Doutoramento realizado na UFPE.
- Edital do Programa de Auxílio Financeiro para Apresentação de Trabalhos em Eventos Científicos e Tecnológicos.
Setor de Bolsas de Pós-Graduação
Equipe:
Paulo de Tarso Nunes ( paulo.nunesribeiro@ufpe.br ) e Daniel Negreiros
bolsaspg.propesq@ufpe.br e bolsaspgufpe@gmail.com | (81) 2126 8143
Horário de funcionamento: 7h30 às 19h30
O Setor de Bolsas tem como principais atribuições desempenhar as funções estabelecidas nas diretrizes dos diversos programas de bolsas e auxílios, coordenando a execução dos mesmos no âmbito da Diretoria. Esses programas são:
- Programa de bolsas Capes/Demanda Social
- Programa de bolsas Capes/Prodoutoral
- Programa de bolsas Capes/CNPq/PEC-PG
- Programa de bolsas Capes/PDSE
- Programa de bolsas Reuni
- Bolsa Propesq/UFPE
Diretor: Professor Paulo Jorge Parreira dos Santos (dpq.propesq@ufpe.br)
Horário de funcionamento: 7h30 às 19h30
Compete a essa Diretoria assessorar o Pró-Reitor no planejamento, coordenação e fiscalização das atividades de pesquisa que envolvem projetos e grupos de pesquisa. Para a consecução de seus objetivos a Diretoria dispõe dos seguintes setores:
Secretaria da Diretoria de Pesquisa
Salete de Paula Lima ( saletedepaula@yahoo.com.br) | (81) 2126 7041
A Secretaria tem como principais atribuições planejar, organizar e coordenar os serviços de secretaria, dando assistência e assessoramento direto ao diretor e coordenador no que diz respeito a:
- Preparar agenda, pauta, marcar entrevistas
- Receber e efetuar ligações telefônicas
- Tratar de preparativos para viagem (passagem, diárias, documentos, etc)
- Manter arquivo pessoal do diretor e coordenador
- Colaborar na organização de reuniões e eventos que envolvam a Diretoria
- Desempenhar outras tarefas nos demais setores e/ou coordenação conforme orientação do diretor
Coordenação de Projetos
Coordenadora: Professora Mônica Gueiros ( monicabgueiros@gmail .com)
Equipe: Marcelo Vieira ( marcelo.pvieira@ufpe.br) e Gustavo Albuquerque ( gustavodpq@gmail.com)
(81) 2126 7050/7051
Principais atribuições:
- Assessoria à Diretoria de Pesquisa no desenvolvimento e consolidação da política de pesquisa da UFPE;
- Organização e registro da pesquisa da UFPE;
- Organização do banco de dados dos convênios com empresas públicas e privadas para o desenvolvimento de pesquisas.
Fundos Setorias
Núcleo de Apoio ao Pesquisador
Coordenadora: Natasha Melo ( natasha_melo@hotmail.com)
Juliana Simões ( juliana.simoes@ufpe.br)
Principais atribuições: Organização e execução de seminários temáticos.
(81) 2126 7041
Grupos de Pesquisa e Projetos de Pesquisa
Sérgio Menezes ( sergio.menezes@ufpe.br) | (81) 2126 7050/7051
A Divisão de Grupos de Pesquisa tem como principais atribuições o suporte administrativo e técnico à Diretoria nos diversos processos relativos a:
- Indução, levantamento, análise e cadastramento dos grupos de pesquisa da UFPE
- Análise de projeto/relatório de pesquisa e produção científica
- Programas de fomento e cooperação bilateral à pesquisa
- Elaboração e divulgação de catálogos do setor
- Fundos Setoriais de Apoio à Pesquisa
- Mudança de regime de trabalho de docente
Coordenação Geral de Iniciação Científica
Coordenadora: Professora Maria Tereza dos Santos Correia
Fone: (81) 2126 7052
Assessorar a Diretoria de Pesquisa no desenvolvimento e consolidação da política de iniciação científica da UFPE, destacando-se:
- Incentivo à formulação de uma política de pesquisa para a iniciação científica
- Possibilitar uma maior articulação entre a graduação e a pós-graduação através da iniciação científica
- Interagir com o CNPq e com os Comitês Local e Externo do Pibic, Pibiti e Pibic-EM
- Organizar os processos de seleção e avaliação do PIBIC, com o acompanhamento sistemático de suas ações
- Planejar, organizar e executar o Congresso de Iniciação Científica (Conic)
Para a consecução de seus objetivos, está sob sua a coordenação o Setor de Bolsas de Iniciação Científica
Setor de Bolsas de Iniciação Científica
O Setor tem como principais atribuições desempenhar as funções estabelecidas nas diretrizes dos diversos programas de iniciação científica, coordenando a execução dos mesmos no âmbito da Diretoria de Pesquisa. Esses programas são:
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)
- Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti)
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Para o Ensino Médio (Pibic EM)
Equipe: Jaciara Corrêa e Bianca de Almeida.
E-mail: pibic@ufpe.br
Fone: (81) 2126 7052
Horário de funcionamento: 7h30 às 19h30 (às terças-feiras, o Setor realiza expediente interno, não havendo atendimento ao público)