Mestrado Mestrado

O Curso de Mestrado em Administração do PROPAD/UFPE funciona desde 1995, com entradas anuais, tendo formado até o momento cerca de 100 (cem) mestres. O curso é ofertado gratuitamente e o acesso é feito mediante processo seletivo público. Dispõe de bolsas da CAPES e do CNPq e as oferece, orientando-se por critérios estabelecidos pelas agências e/ou pelo Colegiado do PROPAD.

 

Os objetivos institucionais do Programa são:

  • Formar docentes que atendam, quantitativa e qualitativamente, à expansão do ensino na área de administração;
  • Preparar pesquisadores para o desenvolvimento teórico-empírico no campo da administração;
  • Capacitar docentes e pesquisadores para atuarem no campo da administração, com o propósito de aperfeiçoar e melhorar o gerenciamento e produtividade das organizações públicas e privadas; 
  • Estimular a produção de conhecimentos relevantes para a teoria e prática administrativas.

 

O PROPAD é, antes de tudo, um programa acadêmico de formação para a pesquisa e tem como área de concentração a Gestão Organizacional. A composição do enfoque "gestão" com o campo ampliado das organizações se justifica. As constantes transformações econômicas, políticas, sociais e tecnológicas estão resultando em mudanças paradigmáticas e no questionamento de diversas áreas do conhecimento, inclusive a das ciências administrativas, que tem se esforçado para dar respostas satisfatórias aos problemas do desenvolvimento humano integrado.

 

O curso de mestrado tem duas terminalidades em progressão. Uma é formar a capacidade de reflexão e pesquisa em administração, base para o trabalho em qualquer instituição de ensino superior nesta área; a outra se refere aos alunos que demonstrarem especial vocação para pesquisa, constitui-se preparação e iniciação ao doutorado, que, então, lhe reconhecerá todos os créditos.