Navegação Navegação

Alunos da UFPE conquistam primeiro lugar em Competição de Sistemas Embarcados do SBESC

Projeto vencedor do CIn propõe sistema para monitoramento de estufas na área de agricultura

O projeto intitulado “IoT Monitoring System for Agriculture with Real-Time Predictive Analytics at the Edge” desenvolvido por equipe do Centro de Informática (CIn) da UFPE obteve a primeira colocação da Competição de Sistemas Embarcados - ESC 2022 que aconteceu de 22 a 24 de novembro, como parte do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais, em Fortaleza (CE).

Professora Edna Natividade e alunos comemoram a conquista

Os estudantes de Engenharia da Computação Carlos Eduardo Bezerra Mendes Silva e Thiago José Alves de Souza e Saulo Henrique do Nascimento, aluno de mestrado do Centro, são os responsáveis pelo trabalho, sob orientação da professora Edna Natividade, do Laboratório Estufa, na área de IoT - Internet das Coisas - e Sistemas Embarcados.

O projeto propõe um sistema inteligente para monitoramento de parâmetros como pH, umidade e temperatura do solo de estufas, bem como variáveis de ambiente como temperatura e umidade do ar para fazer previsões sobre possíveis mudanças que podem acontecer nessas variáveis ao longo do tempo e prejudicar a plantação. Tudo isso é informado ao usuário por meio de um dashboard.

Além de agricultura/pecuária, outras áreas temas da competição para desenvolvimento de soluções de IoT foram acessibilidade, aplicações voltadas à saúde, automação industrial, educação e segurança. Para Carlos Eduardo, participar de eventos como esse ajudam a tirar o estudante da zona de conforto, “fazendo com que tenhamos que buscar novos conhecimentos, estudar coisas que normalmente não estudaríamos, além de soft skills relacionadas ao trabalho em equipe e a resiliência”.

O estudante também reconhece a importância da estrutura disponibilizada pelo centro: “O Laboratório Estufa foi o ambiente do CIn onde tivemos acesso às ferramentas e pudemos implementar e testar nosso sistema. Foi graças a ele e ao apoio e auxílio da professora Edna que conseguimos bons resultados com o projeto”, afirma Carlos.

Data da última modificação: 08/12/2022, 19:06