Publicações Publicações

Voltar

Ações educativas e informativas abrem o Setembro Amarelo no HC hoje (19)

Campanha tem como mote “Apoie quem precisa. Cuide-se quando precisar”

Distribuição de material educativo na Portaria 1 e divulgação itinerante em diversos setores sobre a prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental abriram as ações do Setembro Amarelo no Hospital das Clínicas da UFPE, hoje (19). A campanha tem como mote “Apoie quem precisa. Cuide-se quando precisar”. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Nosso objetivo é chamar a atenção para o cuidado com a saúde mental das pessoas porque existe um tabu na procura por ajuda, o que não acontece quando passamos por qualquer outro problema de saúde. Estamos conversando com as pessoas sobre isso e divulgando a nossa pesquisa on-line com os profissionais do HC para termos um diagnóstico de como anda a saúde mental em nosso ambiente de trabalho”, explica a enfermeira Girlaine Sedycias, da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost)/Divisão de Gestão de Pessoas do HC.

Ao longo da semana, essa e outras ações acontecerão no HC, com destaque para a disponibilização da pesquisa on-line para os profissionais do HC (a ser respondida de forma anônima, respeitando a privacidade das pessoas) sobre a saúde mental e qualidade de vida, que servirão como base para elaboração de ações futuras da Usost/DivGP do HC, que também compilou um material informativo que pode ser acessado aqui. 

“Todos têm um papel importante nesse processo da promoção da saúde mental no ambiente de trabalho com a abertura para uma escuta empática e mostrando a sua disponibilidade em ajudar. Passamos por momentos difíceis nestes anos de pandemia em que falar sobre saúde mental não deve ser mais um tabu”, destaca o psicólogo organizacional Marcello Santos, da Usost/DivGP do HC.

 

Data da última modificação: 19/09/2022, 15:17