Sobre o Programa Sobre o Programa

O PROFNIT é um Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação.

O Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Núcleos de Inovação Tecnológica oferta um Curso na modalidade de Mestrado Profissional, destinado à formação de agentes multiplicadores e pesquisadores na área de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação Tecnológica, de forma relevante e articulada com a atuação de Núcleos de Inovação Tecnológica das organizações.

O PROFNIT é um curso presencial, de acordo com a LDB, gratuito, operado por meio de uma Rede Nacional formada por Instituições de Ensino Superior (Pontos Focais) distribuídas em todo o território nacional, cobrindo todas as regiões do Brasil, nas quais estão matriculados os discentes e onde têm lugar as atividades do programa, que concede aos egressos o título de Mestre. O programa é coordenado pelo Conselho Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide do Diretório da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC, e é executado pelas Coordenações Acadêmicas das Instituições Pontos Focais. Os  Pontos Focais são Instituições de Ensino Superior (IES) que matriculam os alunos, emitem diplomas e se responsabilizam por toda a disciplina acadêmica.

O PROFNIT foi recomendado com nota 4 pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES, em sua 159ª reunião, realizada nos dias 18 e 19 de junho de 2015.

Trata-se de uma contribuição social do FORTEC à formação de recursos humanos a nível de mestrado para organizações que atual na áreas de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, tais como Núcleos de Inovação Tecnológicas, Agências de Fomento a Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação onde os alunos não pagam anuidades e os professores não recebem pró-labore.

 

OBJETIVO DO CURSO

-Formação de recursos humanos em nível de mestrado profissional para atuar nas competências obrigatórias por Lei dos Núcleos de Inovação tecnológica (NITs).

PERFIL DO INGRESSANTE

--Profissionais graduados que atuam em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação Tecnológica dentro do âmbito das competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), servidores de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).

ATUAÇÃO DO EGRESSO (PROFISSIONAL FORMADO)

-Terá as habilidades mínimas para exercer as competências da Lei da Inovação para atuar nos NITs:
--> conhecer legislação e políticas públicas referentes à PI&TT e à inovação tecnológica;
--> conhecer e propor políticas de estímulo à proteção das criações;
--> avaliar a conveniência da proteção das criações e sua divulgação;
--> processar pedidos e fazer a manutenção dos títulos de propriedade intelectual;
--> atuar no licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia.
--> PL2177/2011 (em votação no Congresso Nacional):
--> desenvolver estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação da ICT;
--> desenvolver estudos e estratégias para a transferência das inovações geradas pela ICT;
--> promover e acompanhar o relacionamento da ICT com empresas;
--> negociar e gerir os acordos de transferência de tecnologias oriundas da ICT.

Área de Concentração

Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Linha de Pesquisa

Propriedade Intelectual (PI) e Transferência de Tecnologia (TT) para NITs