Ações Culturais Ações Culturais

Como instituição comprometida com a busca e com a democratização do conhecimento, uma universidade é um espaço privilegiado para a confirmação ou para a superação dos valores, das práticas e das ideias que conformam uma sociedade. Tal compreensão parece suficiente para evidenciar o caráter ontologicamente cultural das universidades. De certo modo, portanto, poderíamos dizer que tudo numa universidade é cultura.

Existem, porém, áreas da atividade universitária, quase sempre aquelas menos associadas às demandas por soluções para problemas imediatos, que mais naturalmente costumam ser reconhecidas como o “setor da cultura”. São áreas por onde circulam saberes indispensáveis às tentativas de compreensão da experiência humana, pois sem eles até mesmo a identificação dos nossos verdadeiros problemas – imediatos ou não – ficaria ainda mais difícil. Esses saberes estão na própria origem do ideal universitário, mas não raramente, sobretudo em momentos de crise, têm sua relevância interpelada por aferições mais u tilitárias do retorno a ser gerado pelos investimentos feitos nas universidades.  

Nesse raciocínio, no que tange à sua determinação de contribuir para o desenvolvimento cultural de nossa região, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, com sua Diretoria de Cultura, tem procurado concentrar seus esforços no apoio a ações extensionistas que promovam oportunidades formativas, por meio do diálogo transformador entre a universidade e os demais setores da sociedade, atuando prioritariamente em duas específicas áreas, ambas essencialmente interdisciplinares, mas que sintetizam, em grande medida, o entendimento mais corrente (e razoavelmente plausível) da presença da “cultura” em uma universidade: a área das artes, com suas diversas linguage ns; e a área da memória e do patrimônio. 

 

 

Comitê Curador de Arte e Cultura

 

O Comitê Curador de Arte e Cultura (CCAC – UFPE) é resultado de uma reestruturação do Comitê Curador de Cultura, instituído em 2015, por iniciativa da Proexc/UFPE, por intermédio de sua Diretoria de Cultura.

Trata-se de uma instância colegiada, reunindo representantes de nossa comunidade universitária (docentes, discentes e técnicos administrativos) que têm envolvimento com a arte e com a cultura. De caráter consultivo, o CCAC tem a primordial função de assessorar a Diretoria de Cultura/Proexc na elaboração e na execução de políticas para o desenvolvimento da produção e da fruição artístico-cultural em nossa universidade.

Tendo o Diretor de Cultura como presidente, o CCAC é composto ainda por seis conselheiros, cada um deles representando uma das seis câmaras setoriais inicialmente previstas: 1) Artes Cênicas; 2) Artes Visuais; 3) Cinema e Audiovisual; 4) Literatura; 5) Música; e 6) Diálogos Interdisciplinares em Arte e Cultura.

Cada câmara setorial tem sete membros: três docentes, dois discentes (preferencialmente um de graduação e outro de pós-graduação), e dois técnicos servidores. Todos são eleitos, diretamente por seus pares, para cumprir mandatos de dois anos. Caberá a cada câmara setorial, por votação interna, indicar o seu representante no CCAC, para mandato de um ano, podendo haver recondução.

O funcionamento da CCAC está, em grande medida, associado à implantação do Portal Arte e Cultura UFPE, plataforma digital desenvolvida pela Diretoria de Cultura/Proexc em pareceria com o Centro Integrando de Tecnologia da Informação (Citi), empresa júnior do Centro de Informática da UFPE. Ao se cadastrar no Portal, o usuário (docente, discente ou técnico da UFPE) torna-se apto a participar das eleições que comporão as câmaras setoriais.