UFPE realiza curso de formação continuada, através do NEMIP, em Sertânia

Capacitação é direcionada os professores e mediadores da rede pública municipal de educação que desenvolvem ações voltadas aos alunos com deficiência.

Em continuidade à execução das atividade contidas no projeto do Núcleo de Extensão do Moxotó, Ipanema e Pajeú (NEMIP), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através da sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e da Secretaria de Educação da Prefeitura de Sertânia, realizou, na tarde de hoje (12), a abertura da formação continuada “Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência”.

A solenidade aconteceu na Sala de Formação Paulo Freire (local onde será realizado todo o curso) e contou com a presença do prefeito Ângelo Ferreira; da coordenadora do projeto de formação continuada da UFPE, Tatiana Araújo; da professora do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, Rafaella Asfora; do diretor de extensão da Proexc, Flávio Silva; e da secretária executiva de educação de Sertânia, Dionice Pereira, além de servidores municipais,

CAPACITAÇÃO:
É direcionada aos professores e mediadores da rede pública municipal de educação que desenvolvem ações voltadas aos alunos com deficiência. As aulas, realizadas nos turnos da tarde e da noite, serão ministradas, até a próxima sexta-feira (16), pelos professores Rafaella Asfora e Ernani Ribeiro (Lic. Em Ciência Biológicas/CAV/UFPE). Na oportunidade, os docentes da UFPE trabalharão conteúdo teórico-prático, sobre os princípios básicos do processo de inclusão de pessoas com deficiência na educação, sob o paradigma da inclusão social, abordando os seguintes tópicos: 1 - Perspectiva médica e social da deficiência; 2 - Principais legislações que asseguram o direito à educação de todos; 3 - Princípios de um sistema educacional inclusivo: Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para Aprendizagem; 3 - Currículo inclusivo e as especificidades da aprendizagem de crianças com deficiência.

Mais informação:
DIRETORIA DE EXTENSÃO DA PROEXC