Notícias Notícias

Voltar

UFPE: Ontem e hoje além da sala de aula

“Existe uma Universidade Além da Sala de Aula”. O slogan adotado pela Proexc no início de 2020 deixava claro o compromisso de expandir a UFPE para além dos seus limites físicos. Infelizmente, a pandemia do novo coronavírus mudou de forma drástica o funcionamento da vida em suas várias áreas, e a educação não escapou. 

Diante das restrições necessárias para evitar a contaminação, como a UFPE e a Proexc poderiam ir além da sala de aula se, durante um período significativo de tempo, não foi possível uma aula sequer? 

Mesmo diante desse desafio, a Extensão e Cultura da UFPE não parou. Sob nova gestão, a equipe manteve as ações tão necessárias da pró-reitoria, através da realização dos já costumeiros editais e ações e também de adaptações necessárias para o momento pandêmico que, há mais de um ano, estamos vivendo. 

Projetos, programas de extensão e ligas acadêmicas continuaram recebendo o apoio e a divulgação da Proexc, com várias adaptações de suas atividades a formatos on-line. Foram criadas, inclusive, diversas iniciativas extensionistas que lidavam diretamente com o combate à Covid-19 em diversos níveis, como a produção de EPIs e o teleatendimento médico.

Nesse período, a Estudos Universitários: revista de cultura, da UFPE, fundada por Paulo Freire e colaboradores no início da década de 1960, foi reestruturada sob a responsabilidade institucional da Proexc. A revista migrou para o formato digital, passou a ser indexada pelo Latindex e publicou, em dezembro passado, o volume 37, que aborda “Uma compreensão sistêmica da Covid-19”, a partir de diferentes áreas, com textos de autores de diversas instituições do país.

Ao levar em conta as dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia, a vigência de editais, como o de credenciamento, foi prorrogada e o investimento financeiro na área extensionista também teve continuidade. Além disso, já que o momento pedia, formatos não-presenciais também foram promovidos, através de ações como o edital de cursos EaD e a chamada para e-book sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 . 

Também foi dada visibilidade à arte e a cultura de várias formas durante o ano. Isso se deu tanto por meio de ações de divulgação artística, como o QuarentenArte, quanto por novas iniciativas, como a Bolsa de Incentivo à Criação Cultural (BICC). Essa chamada pública trouxe um apelo diferenciado, ao convidar estudantes da UFPE a criar produções artísticas relacionadas à pandemia, com o apoio da universidade.  

Além das atividades já citadas, a Proexc marcou presença na 3ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Sepec-UFPE), quando foi realizado o 5º Encontro de Extensão e Cultura da UFPE (Enexc-UFPE). Essa edição da Sepec trouxe o tema “Universidade Pública: Ideias em Formação” e foi realizada de forma on-line, nos dias 19 e 20 de novembro de 2020. 

Em 2021, mesmo diante dos desafios que perduram, continuamos comprometidos com a promoção dos ideais da extensão. Empregaremos nas ações da Proexc a lição aprendida no ano passado: as limitações impostas pela pandemia da Covid-19 são reais e significativas, mas o poder de adaptação às mesmas, também. 

Daremos continuidade a iniciativas como a BICC, cujos projetos aprovados na chamada de 2020 serão produzidos durante este primeiro semestre de 2021 de 2021. Através delas, será possível capturar cada vez mais a atenção dos estudantes para a extensão universitária e, assim, contribuir aindaainda mais para a sociedade. 

Neste ano, a curricularização da extensão será consolidada na UFPE, e a equipe de comunicação da Proexc trabalha para divulgá-la de uma forma clara e didática para toda a comunidade acadêmica. Materiais como e-books e vídeos para redes sociais explorarão o tema,  com o objetivo de destacar a importância da curricularização para a formação acadêmica dos discentes.

Também entraremos em outra etapa do "novo normal" da pandemia, através do plano de retomada gradual das ações de extensão. A resolução 24/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE define diretrizes para que ações extensionistas possam retomar atividades presenciais, caso seja estritamente  necessário. Nesses casos, serão seguidas as regras de distanciamento social e higienização recomendadas. 
 
As comemorações do centenário de Paulo Freire são outro ponto de foco da Proexc para 2021. Atuamos em parceria com a Cátedra Paulo Freire, a Superintendência de Comunicação e o Núcleo de TV e Rádios Universitárias para organizar um calendário composto por diversas atividades, que serão divulgadas a partir do mês de março. Nosso objetivo conjunto é celebrar a data da forma mais especial possível, fazendo jus ao legado do patrono da educação brasileira. 

Com essas ações, a UFPE, através da Proexc, seguirá pondo em prática os ideais da extensão universitária. Mesmo com as barreiras impostas pelo cenário atual, trabalhamos juntos para construir conhecimento onde ele sempre se fez necessário e onde sempre devemos estar: "Além da sala de aula". 

Data da última modificação: 26/02/2021, 15:08