Notícias Notícias

Voltar

Rede de Museus UFPE: preservando o passado e olhando para o futuro

Exposição na Galeria Capibaribe

Ciência e educação são muito associadas com a ideia de “futuro”. Isso é visto no meio acadêmico através da busca por novas descobertas e por melhorias para o porvir da sociedade. Entretanto, nenhuma dessas ideias que pensam “à frente” podem ser construídas sem bases no passado. Por tal razão, a Rede de Museus da UFPE atua para preservar o rico patrimônio científico, artístico, histórico e cultural distante da universidade e deixá-lo acessível tanto para os estudiosos quanto para a população. 

A Rede de Museus da UFPE engloba os museus, coleções científicas visitáveis, galerias de arte e outras iniciativas de preservação pertencentes à universidade. Ao todo, estão inclusos 7 museus, 3 coleções, 2 herbários, 1 galeria e 1 acervo. Eles estão distribuídos em áreas diversas, como: o Museu de Ciências Nucleares, do Departamento de Energia Nuclear; a Coleção Científica Paleontológica e Exposição de Fósseis; e a Galeria Capibaribe no Centro de Artes e Comunicação da UFPE. 

Desde sua institucionalização, pela resolução 10/2018 do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão, o esforço interno da UFPE para organizar e preservar a Rede é coletivo. Ela é coordenada pela Diretoria de Cultura da UFPE, integrada à Proexc, mas também faz parte do Plano de Ação Institucional da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) e da  Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Os centros acadêmicos, departamentos ou órgãos da UFPE aos quais os espaços estão vinculados também colaboram, garantindo a manutenção e provimento. 

No último dia 18 de maio, comemorou-se mais um Dia Internacional dos Museus. Para honrar a data, a UFPE, através de sua Diretoria de Cultura organizou a “Semana de Museus UFPE”. A comemoração contou com duas atividades realizadas remotamente: 

  • Em 19/05: A Oficina de Elaboração de Repertórios Bibliográficos, ministrada pelo Profº Dr. Murilo Silveira (Dep. Ciência da Informação) e Diogo Lopes e Jéssica Oliveira (bolsistas de Biblioteconomia).
  • Em 21/05: A Oficina de Conservac¸a~o de Fotografia, ministrada pela Profª Dra. Ana Claudia de Arau´jo (Dept. de Antropologia e Museologia).

As atividades, que contaram com inscrições abertas ao público, tiveram ampla divulgação nas redes sociais da Extensão e Cultura da UFPE. Como parte da programação da Semana, também foi promovido o webinar ‘’Tecnologia das radiações no apoio ao combate da COVID-19’’, realizado pelo Museu de Ciências Nucleares, que contou com as palestras de Patricia Wieland, Milena Oliveira de Almeida, Monica Mathor e Pablo Vasquez. Tudo isso para levar o conhecimento produzido e preservado nos museus para o público.

Assim como o passado que ajuda a preservar, a Rede de Museus UFPE  merece ser lembrada muito além do dia 18 de maio, e a Diretoria de Cultura da Proexc seguirá organizando-a e divulgando-a ativamente. Para saber mais sobre os museus, coleções e outros espaços da Rede, você pode acessar esses endereços:

Rede de Museus (Site Proexc) : https://www.ufpe.br/proexc/rede-de-museus
Instagram Extensão e Cultua UFPE: https://www.instagram.com/extensaoecultura.ufpe/
Instagram do Museu de Ciências Nucleares: https://www.instagram.com/museudecienciasnucleares/
Galeria Capibaribe: https://www.instagram.com/galeriacapibaribe/

 

 

Data da última modificação: 31/05/2021, 17:35