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Projeto realizará minicurso e lançamento de livro sobre gênero e sexualidade

Bordando Afetos na Formação Docente registra caminhos de uma pesquisa
realizada por Luciana Borre (artista visual, professora e pesquisadora em Cultura
Visual, Gênero, Sexualidades e Formação Docente), entre 2014 e 2019, ao longo da
formação de dez estudantes no curso de Licenciatura em Artes Visuais, da
Universidade Federal de Pernambuco.
De acordo com a autora, “a pesquisa buscou entender como aconteceu a formação
dessas educadoras – suas práticas de silenciamento – mapeando embates,
enfrentamentos e possibilidades que professoras/es em processo de formação inicial
encontraram, relacionados às questões de gênero e sexualidades, nos âmbitos
formal e não formal de ensino.".
O livro costura dezoito narrativas sobre experiências artístico-pedagógicas,
atravessadas por memórias, subjetividades, reflexões teóricas, práticas
a/r/tográficas, tramações coletivas. Apresenta-se em formato digital e em versão
artesanal, numa tiragem de 30 exemplares, produzida pela Andarilha Edições.
Carla Luiza Abreu apresenta o livro, afirmando que ele “significa uma recusa em
esperar ‘momentos melhores’ para tratar de assuntos ‘delicados’. Em tempos de
pandemia e necropolíticas, deixar-se envolver pelas tramas, pelos pontos, nós,
alinhavos, desalinhos e laços que esta obra apresenta, é um gesto político
significativo. Especialmente às pessoas que não se satisfazem com migalhas de
liberdade para pensar as práticas pedagógicas, as pesquisas e as metodologias dos
processos de ensino e aprendizagem em Artes Visuais.”


Lançamento do livro digital “Bordando afetos na formação docente”, de Luciana
Borre.
Dia 06/10, às 16h.
Bate-papo com as pesquisadoras Luciana Borre (UFPE), Carla Abreu (UFG), Luana
Andrade (UFPE) e Ingrid Borba (UFPE).
Para participar, solicitar link por e-mail: bordandoafetostramacoes3@gmail.com

 

O minicurso versará sobre a formação docente voltada às questões de gênero e
sexualidades, por meio da leitura do livro “Bordando afetos na formação docente”
(2020), da artista visual, professora e pesquisadora, Luciana Borre.
Além da leitura e discussão do livro, a atividade propõe observar o compartilhamento
de narrativas de vida como estratégia de formação docente e de protagonismo em
processos de criação artístico-pedagógicos. Também, construir e discutir as
aprendizagens sobre tais processos de formação, voltada às questões de gênero e
sexualidades, problematizando a construção de suas visualidades por meio da
Educação da Cultura Visual.
Serão quatro encontros, às terças-feiras do mês de outubro:
06/10 – Lançamento do livro e início da formação
13/10 – Processos de criação artístico-pedagógicos
20/10 – Gênero e sexualidades nas salas de aula
27/10 – Educação da Cultura Visual


Quando: 06, 13, 20 e 27/10, das 16h às 17h30.
Público: Estudantes de Licenciaturas da UFPE e comunidade Acadêmica.
Vagas: 50
Pela plataforma Google Meet.
Inscrições até 28/09, pelo link
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSed1R_Rpyg0zgN4hOeFM2QbY8rOoz3y
mj0-jfAaegFH6vkRtQ/viewform?usp=sf_link
Certificação para participantes com 75% de atividades concluídas.
Informações: bordandoafetostramacoes3@gmail.com

“Bordando afetos na formação docente” (2020), de Luciana Borre, trata de práticas e
experimentações artístico-pedagógicas repletas de narrativas autobiográficas de
onze professoras de Artes Visuais. Destaca-se o investimento em experiências
poéticas com linhas, agulhas e tecidos, para fomentar autoconhecimento e melhores
relações interpessoais e afetivas na formação docente, principalmente para assuntos
voltados às questões de Gênero e Sexualidades. Os pontos e nós criados e
desfeitos ao longo desta investigação em Educação da Cultura Visual possibilitaram
construir algumas aprendizagens, dentre elas: a legitimação das narrativas de vida e
dos relatos de experiências na formação docente, como encaminhamento para

compreensões histórico-culturais; o exercício do protagonismo na produção de
imagens e/ou artefatos culturais, como possibilidade de trânsito pelas políticas de
subjetivação; e o alerta diante de um afogamento imagético que produz
invisibilidades relacionadas a gênero e sexualidades.

Data da última modificação: 28/09/2020, 15:30