Projeto promove oficinas de História a partir dos Processos Trabalhistas

Visando a ampliação da oferta de oficinas de História para escolas públicas e privadas do Recife, o projeto de extensão “Oficinas de História para as escolas públicas, particulares e graduandos da UFPE a partir dos Processos Trabalhistas arquivados no Laboratório História e Memória da UFPE/TRT 6a Região (LAHM)”, do Departamento de História da UFPE, desenvolve estratégias pedagógicas que possibilitem novas formas de aprendizagem da História do Brasil.

O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Torres Montenegro, pela técnica bolsista da FACEPE Patrícia Moraes, graduada em história pela UFPE, e tem a equipe composta por estudantes bolsistas e graduandos da UFPE. O objetivo é realizar atividades, como a leitura e análise, de Processos Trabalhistas sob a ótica da História, assim como leituras de pedagogia e ensino de História. Logo em seguida, os graduandos extensionistas receberão orientação na produção de material didático-pedagógico a partir dos Processos Trabalhistas, que servirão para orientar as atividades a serem realizadas nas oficinas.

As oficinas oferecem aos estudantes das escolas atendidas, bem como as graduandos da UFPE, uma oportunidade de terem contato direto com Processos Trabalhistas e estabelecer relações com eventos históricos no plano econômico, social, político e cultural de Pernambuco e do Brasil. A partir das atividades realizadas, serão elaboradas publicações de artigos para congressos e simpósios.

As oficinas têm previsão de ocorrerem nas dependências do LAHM (no 4º andar do CFCH) e nas escolas públicas e privadas, do ensino básico. Assim, o projeto promove a troca de saberes entre diversos segmentos sociais e contribui diretamente para a formação profissional e social dos graduandos da UFPE.

Mais informações:
Email: antoniomontenegr@hotmail.com