Notícias Notícias

Voltar

Projeto EducaOcean alia Educação Ambiental e Oceanografia em ações para a comunidade

Imagem: @projetoeducaocean

Equipe EducaOcean na campanha SOS MAR UFPE, a bordo do Navio de pesquisa Vital de Oliveira.

 

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho e tem como principal objetivo alertar a sociedade sobre questões ambientais e sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Outra data significativa, também celebrada em junho, é o Dia Mundial dos Oceanos, comemorada no dia 8. A data reforça ainda mais a relevância dos oceanos, que são responsáveis pelo sustento de uma grande parcela da economia mundial, além de fornecer boa parte do ar que respiramos, dentre outros papéis importantes para manutenção de nosso planeta. 

Pensando na necessidade de estabelecer diálogos a respeito do tema, o projeto de extensão “Estratégias Difusoras da Educação Ambiental: Integrando a Oceanografia e a Sociedade - Projeto EducaOcean”, coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Vicente Ferreira Júnior, busca divulgar e fortalecer a Oceanografia, por meio da Educação Ambiental. O EducaOcean tem executado ações desde 2017 e conta com uma equipe formada por graduandos do curso de Oceanografia, alunos de outros centros e universidades, professores e técnicos do Departamento de Oceanografia, assim como externos à UFPE. 

O projeto tem como público-alvo alunos do ensino médio, oriundos da rede pública de ensino e da rede privada, estudantes de cursos técnicos relacionados à tecnologia e meio ambiente e comunidades que vivem próximas a recursos hídricos e/ou sobrevivem desses recursos. Essa aproximação com a comunidade externa à Universidade tem o objetivo de tornar acessível e democrático o conhecimento científico acerca da Oceanografia, levando em conta o conhecimento empírico que esses indivíduos possuem. Dessa maneira, o EducaOcean promove uma troca de saberes, que agrega valor ao desenvolvimento da Oceanografia e de nossa população.

 

Imagem: @projetoeducaocean

Palestra sobre Oceanografia e a importância dos ambientes costeiros.

 

O projeto promove atividades de pesquisa e extensão no campo da Oceanografia, com o objetivo de atender às necessidades de desenvolvimento das regiões oceânicas e costeiras. Assim, o EducaOcean realiza oficinas em escolas abordando temas da Educação Ambiental e da Oceanografia, destacando a importância dessas áreas para a sociedade e o meio ambiente. São executadas, também, campanhas de limpeza nos ambientes costeiros e estuarinos, além de palestras, oficinas de reciclagem e gincanas, envolvendo participantes do projeto e a sociedade. 

Os alunos extensionistas participam ativamente dessas ações, como atores das atividades e solucionadores de conflitos, o que possibilita ganhos em suas formações que a sala de aula sozinha não viabilizaria. Há uma troca entre discentes de vários cursos e de diferentes períodos, contribuindo para um intercâmbio de experiências e vivências. Assim, o EducaOcean gera impacto positivo não só na formação profissional, como também na formação pessoal dos extensionista.

Uma das ações do projeto, que teve grande contribuição a nível nacional, foi sua participação ativa na retirada de óleo das praias do litoral pernambucano, em meados de outubro do ano passado. Todos os dias, um ônibus fretado pela UFPE saia com estudantes voluntários e alunos extensionistas do EducaOcean, em direção aos locais afetados pelo derramamento da substância. 

 

Imagem: @projetoeducaocean

Equipe EducaOcean na campanha SOS MAR UFPE, a bordo do Navio de pesquisa Vital de Oliveira.


Atualmente, está em execução a exposição didático-interativa “Conserva Oceano”, que foi selecionada pelo Edital de Fomento 04/2018, da Fundação de Amparo à Ciência do Estado de Pernambuco (FACEPE), e que também conta com o apoio da equipe de comunicação e design da Proexc em sua produção. A expectativa de realização da exposição, nas escolas e no Museu de Oceanografia, seria no segundo semestre deste ano. Porém, devido à pandemia, a ação sofrerá ajustes.

Quer conhecer o EducaOcean de perto? 

Confira o Instagram do projeto: @projetoeducaocean

Entre em contato por e-mail: projetoeducaocean@gmail.com

 
Data da última modificação: 30/06/2020, 12:53