Projeto do CAV conscientiza gestantes sobre obesidade gestacional

A gestação é um período que requer vários cuidados, como o acesso das pessoas envolvidas a informações médicas adequadas. O projeto de extensão “Promoção da saúde da gestante: abordagem da obesidade no período gestacional” fornece esse apoio em relação a temas fundamentais, como hipertensão e ganho de peso excessivo na gravidez.

O projeto, existente desde 2015, faz parte do núcleo de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV-UFPE), e atua no Centro de Especialidades de Saúde da Mulher (CESMU), localizado em Vitória. O objetivo é sensibilizar gestantes de alto risco atendidas no CESMU sobre a obesidade gestacional e outros quadros de risco, inclusive a COVID-19.

As ações com as gestantes são realizadas semanalmente na sala de espera do CESMU, utilizando diversas ferramentas, como jogos e rodas de discussão, que colaborem com o aprendizado e a troca de experiências. O projeto incentiva o comprometimento social dos estudantes participantes, que exercitam a profissão em contato direto com os pacientes.

Podem participar do projeto como extensionistas estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem, Nutrição e Saúde Coletiva ou profissionais de Enfermagem pós-graduandos em Bioquímica e Fisiologia. É preciso ter cursado as disciplinas Fisiologia, Fisiologia Geral ou Humana. Os interessados devem entrar em contato com a coordenadora do projeto,  profª Cristina de Oliveira Silva, através do e-mail cristina.descomps@gmail.com.

Data da última modificação: 01/07/2020, 13:01