Projeto Asa Branca desenvolve satélite e drone para competições nacionais

Imagem: Asa Branca Rocket Design

Equipe do projeto de extensão Asa Branca

Por meio do uso de satélites artificiais, a exploração espacial foi a que primeiro permitiu-nos a comunicação global em tempo real. Podendo ser, muitas vezes, o único meio de comunicação rápida em locais remotos de nosso planeta. Além de sua contribuição para a comunicação, as atividades espaciais beneficiam diretamente as áreas de Meteorologia e Meio Ambiente, fornecendo uma ampla gama de informações por meio de satélites e naves que orbitam a Terra e viajam por nosso Sistema Solar.

Levando em conta a importância deste trabalho, várias competições sobre o tema têm sidos criadas. Este fato foi um grande catalisador para a criação do “Projeto de Extensão Asa Branca UFPE para desenvolvimento de CubeSat e de drone para evento da Cobruf”, com nome fantasia “Asa Branca”, coordenado pelo Prof. Dr. Hermano Andrade Cabral, e que tem como principal objetivo o desenvolvimento, fabricação, teste e participação em competições de soluções para  CubeSats e drones.

Os CubeSats são pequenos satélites de dimensões e custos reduzidos, enquanto drones são aeronaves remotamente pilotadas usadas em diversas aplicações, sendo uma delas a exploração espacial. A equipe do Asa Branca, formada por alunos e professores dos cursos de Engenharia Eletrônica, Telecomunicações, Automação, Mecânica, Elétrica, Computação e Produção, desenvolvem os projetos com o intuito de participar de competições como o INPE CubeDesign, a Cobruf e a CobrufDrones. Outra contribuição do Asa é divulgar os conhecimentos desenvolvidos ao longo do processo para escolas de ensino fundamental e médio, como também para o público geral.

O projeto realiza o processo seletivo uma vez ao ano, aberto para todos os cursos da UFPE. No momento, está sendo preparado o edital com os pré-requisitos para a próxima seleção. Se ficou interessado em participar do Asa Branca, fique ligado nas redes sociais do projeto:

Instagram: @asabranca_rd

E-mail: rdasabranca@gmail.com