O programa GEPAR propõe ações educativas de combate ao racismo estrutural e fortalecimento da identidade negra em Pernambuco

Programa de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação em Autobiografias, Racismos e Antirracismos na Educação - GEPAR é um grupo construído através da participação de docentes,  alunos e alunas do Centro de Educação da UFPE com o intuito de resgatar a identidade e o respeito pelo povo negro.

Desde 2013 o grupo acompanha estudantes de cotas étnico-raciais no sentido do acesso e permanência, com sucesso, no curso de Pedagogia. Conduzindo estudos, pesquisas e intervenções baseadas nos 03 princípios da Educação das Relações étnico-raciais: Consciência Histórica e Política da Diversidade, Ações Educativas de Combate ao racismo e às discriminações, Fortalecimento das Identidades e dos direitos, Formação dos estudantes nas abordagens metodológicas da Autobiografia e da História Oral.

O objetivo é ampliar ações de implementação da educação das relações étnico-raciais que colabore com o processo formativo no âmbito da UFPE e na sua relação com a sociedade, através das lições aprendidas no processo da observação da implementação da Lei Federal 10.639/03 nas escolas públicas e privadas de Pernambuco.

Fique por dentro das ações do projeto através de suas redes sociais, no Facebook (facebook.com/geparufpe/) e no canal do YouTube em https://bityli.com/wOF50

#ufpe #extensaoufpe #negritude #diversidade

Data da última modificação: 03/08/2020, 15:57