Lia de Itamaracá recebe título de Doutor Honoris Causa pela UFPE

(Foto: Passarinho)

Lia de Itamaracá recebendo o título Doutor Honoris Causa do Reitor Anísio Brasileiro

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) acolheu o requerimento do coletivo de docentes lotados nos Centros de Artes e Comunicação (CAC), de Ciências Jurídicas (CCJ), Biociências (CB), Acadêmico de Vitória (CAV), Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Ciências da Saúde (CCS) e Ciências Médicas (CCM), e deu parecer de mérito que ensejou a aprovação pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPE, no último dia 09 de agosto de 2019 da outorga do título de Doutor Honoris Causa a Maria Madalena Correia do Nascimento, mais conhecida como Lia de Itamaracá.

A solenidade de titulação ocorreu no último dia 27 de agosto, no Centro de Convenções de Olinda, e teve a participação da Pró-reitora de Extensão e Cultura na mesa, Christina Nunes, e do Diretor de Cultura da PROExC, professor Luis Reis, como integrante da Comissão de Honra da homenageada.

No parecer emitido pela Proexc, destaca-se: “nós, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE, buscando ecoar os ensinamentos do mestre Paulo Freire, pioneiro na extensão cultural universitária, entendemos que a concessão do título de Doutora “Honoris Causa” a Lia de Itamaracá representa um passo dos mais significativos para ratificar a compreensão de que os saberes humanos são diversos e complementares, e que todas as formas de conhecimento se fortalecem mutuamente, por meio do diálogo, da troca, do compartilhamento. Assim, além de reconhecer a amplitude e a profundidade da arte de Lia de Itamaracá, que tanto tem contribuído para o engradecimento cultural de nossa região, a UFPE, nesse gesto, reafirma o seu papel como instituição pública de educação superior, pautada pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.

Entre as conquistas de Maria Madalena, a mais famosa cirandeira do Brasil, está também o seu registro como Patrimônio Vivo de Pernambuco, além de ter recebido da Presidência da República, em 2004, o grau de Comendadora da Ordem do Mérito Cultural. Citada pelo The New York Times como “diva da música negra”, o reconhecimento do seu trabalho mostra que o Brasil - e o mundo - abraçou não só a ciranda, mas a própria Lia.

Doutor Honoris Causa

A expressão em latim, “por causa de honra”, é usada como um título honorífico.

O título normalmente por universidades para prestigiar uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho. "Doutor Honoris Causa" é concedido a indivíduos que possuem destaque em áreas como as artes, a literatura, a política ou promovendo a paz, além de aspectos relacionados com a preocupação com problemas humanos, tais como a pobreza e a fome.

O indivíduo recebe esse título por suas virtudes, por seus méritos ou atitudes. A pessoa homenageada irá receber o mesmo tratamento e desfrutar dos mesmos privilégios como se tivesse feito um doutorado acadêmico convencional.

Lia de Itamaracá autografando livro para Christina Nunes

Data da última modificação: 29/08/2019, 17:27