Walter Alves expõe “as vaidades das cores” em mostra no IAC

Investigar os sentidos das cores e das formas abstratas que elas podem construir é o que move o artista plástico paulista, radicado no Recife, Walter Alves, autor da mostra “Eclesiástes”, que será apresentada nas galerias do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a partir da próxima terça-feira (29), às 19h.

A partir das conclusões que o narrador de Eclesiástes, um dos textos poéticos do Antigo Testamento da Bíblia, sobre a vaidade humana, o artista opera a poética nos treze trabalhos de pintura que expõe nesta sua primeira mostra individual. Sua angústia, no entanto, soa bem menos bíblica nas obras: os trabalhos buscam investigar algo da vaidade do próprio artista, ao se questionar no papel de agente poético, e como ele se coloca diante da “vaidade” individual de cada cor, que trazem consigo expressões e significados próprios.

“As imagens que aparecem aqui são textuais e escondem na fragilidade de seus elementos principais, papel, água e pigmento, o meu desejo de decifrar o meu “eu” como oráculo de mim mesmo. O que essa instância poderia dizer aos outros? A vaidade escorre pelas brechas quando digo: sou artista”, reflete o artista.

“A cor, trabalhada neste projeto é elemento constitutivo, porém, não exclusivo. Aqui, ela é pigmento que se associa ao suporte, o papel, e é desgastada no diluente, a água. Três elementos profundamente sedutores. Juntos, promovem uma experiência estética simples e, paradoxalmente, árdua. Para realizar tais trabalhos, tive que compreender a atividade desses elementos como vivos”, complementa.

A mostra ficará em cartaz até o dia 30 de setembro, com visitação gratuita de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O IAC fica situado no Centro Cultural Benfica, na rua Benfica, 157, no bairro da Madalena.

Data da última modificação: 25/08/2017, 13:36