Um programa de rádio para quem anda Fora da Curva

(Foto: Natália Tavares)

Gravação do Programa Fora da Curva no estúdio do Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU).

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Rádio, em 13 de fevereiro, o projeto em destaque não poderia fazer mais jus a comemoração. O Programa Fora da Curva é um bom exemplo de como o radialismo continua vivo e atuante no cenário midiático brasileiro. De cunho jornalístico, o projeto de extensão é uma iniciativa dos professores do Departamento de Comunicação Social (Dcom) da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Recife, e realiza a produção diária de conteúdo crítico sobre assuntos que estão na pauta midiática, além de temas de interesse público que não têm espaço na mídia corporativa.

O projeto de extensão Programa Fora da Curva abre espaço tanto para a comunidade interna da Universidade quanto para seus ouvintes, que participam e interagem ativamente, fogem assim do status de apenas receptores do conteúdo. A coordenadora Paula Reis explana: “o programa integra as três áreas da Universidade, que é ensino, pesquisa e extensão, porque integra os alunos, eles fazem junto com os professores. Integra a extensão porque faz com que tenha um produto para a sociedade e a gente ouve muito a sociedade a partir das redes sociais, a gente recebe os comentários dos ouvintes (...) e é pesquisa porque a gente já tem apresentado artigos sobre o programa e a construção coletiva dele em congressos na área de comunicação.”

O Fora da Curva é apresentado ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 11h30min às 12h nas rádios Universitária 99.9 FM e Rádio Paulo Freire 820 AM com streaming pelo Facebook na página do programa e na da Universitária FM, com reprise às 21h. Os ouvintes também têm acesso aos programas de temporadas anteriores pelo canal no Youtube Programa Fora da Curva. Além desses meios, também é possível acompanhar o conteúdo pelo Instagram no @programaforadacurva.

“A gente fala o que o povo cala”

Há mais de dois anos no ar, o programa já abordou em suas pautas temas como mobilidade, cidadania, democracia, gênero, entre tantos outros pontos fundamentais para um debate público qualificado, seja no âmbito local ou nacional. Atualmente, a equipe do projeto empenha-se em consolidar suas mídias sociais que já somam mais de cinco mil seguidores, de acordo com sua página no Facebook. O slogan “a gente fala o que o povo cala” sintetiza a proposta do programa de diversificar as vozes no debate público, objetivo que, mês após mês, é realizado com competência.  Afinal, estar fora da curva é fazer a diferença.

A professora Ana Veloso, que também coordena o Fora da Curva junto aos docentes Adriana Santana, Maria Eduarda Rocha, Paula Reis, Yvana Fechine e Bruno Nogueira, frisa a importância da atuação do programa na sociedade: “É um jornalismo que vai além da superficialidade e do factual”. O papel dos estudantes no processo de criação, produção e veiculação do Fora da Curva é imprescindível, logo, a rádio torna-se um local de experimentos, os conhecimentos adquiridos nas aulas são postos em prática. O programa conta com a parceria do núcleo de Rádio e TV Universitária, do Departamento de Sociologia da UFPE, da Marco Zero Conteúdo, do Centro de Cultura Luiz Freire, Centro das Mulheres do Cabo, Centro Sabiá e Terral Coletivo.

Programa Fora da Curva
Tel: (81) 9 9608-8169