UFPE recebe debates e atividades culturais da caravana UNE Volante

Com a proposta de mobilizar a comunidade acadêmica em torno debates e reflexões acerca da importância das universidades públicas brasileiras, a União Nacional dos Estudantes (UNE) está circulando o País com a caravana “UNE Volante: Uma caravana chamada Brasil”. O projeto, que é sediado hoje (26) e amanhã (27) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), passará por 10 estados da federação mais o Distrito Federal, e consiste em diversas ações de cunho pedagógico e artístico-culturais.

“Na celebração dos 100 anos da Reforma Universitária de Córdoba, é urgente discutir a reforma universitária brasileira, o financiamento das universidades estaduais, a defesa da autonomia universitária frente aos recentes ataques, o caráter gratuito da universidade pública, entre outros temas”, defendem os organizadores na apresentação do evento.

Na UFPE, as atividades acontecerão no Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), na Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine) e no estacionamento do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

A programação inicia às 9h de hoje, no hall do CAC, com oficina sobre comunicação colaborativa. À noite, no mesmo local, acontece um encontro entre Diretórios e Centros Acadêmicos para a aprovação de um manifesto em defesa da universidade pública e da Democracia.

Na sexta-feira, debates diversos estão na pauta do evento, entre eles “O papel estratégico da universidade na elaboração de políticas públicas de cultura” (no hall do CAC, às 9h30) e uma homenagem a Paulo Freire e ao Movimento de Cultura Popular (também no CAC, às 14h). À noite, a partir das 21h, no estacionamento do CFCH, acontece o Festival Inquietações, com shows do Maracatu Estrela Brilhantes, do Coco de Umbigada (Mãe Beth de Oxum), das bandas Atroça e Dirimbó e da DJ Libra Crux.

O evento, com todas as atividades gratuitas, conta ainda com exposição fotográfica, peça teatral, cineclube e sarau de poesia. A programação completa e detalhada pode ser conferida abaixo.

Data da última modificação: 26/04/2018, 08:27