UFPE e UFRN realizam atividade para trocar experiências na área de atenção ao Idoso

Durante três dias, as instituições farão reuniões para discutir as suas ações

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pernambuco (Proexc), através de um grupo de servidores, está realizando, durante esta semana, visita técnica ao Instituto do Envelhecer (IEN/UFRN). Ontem (29), a equipe liderada pelo Pró-Reitor Oussama Naouar e composta também pelo diretor de extensão, Flávio Silva, pela coordenadora do programa Proidoso, Anna Karla Borba, pela coordenadora do programa de pós-graduação em gerontologia, Maria das Graças Coriolano, além de Jane Barbosa, Marta Lopes e Mário Agostinho, visitou o IEN/UFRN. O objetivo dessa visita é compartilhar as ações desenvolvidas por cada instituição, voltadas aos idosos, levando à UFRN a experiência construída na UFPE e conhecendo a história, o funcionamento e aspectos institucionais do IEN. Essa atividade constituiu o primeiro de três dias de programação voltada a trocar experiências e conhecimento entre as instituições.

A equipe da Proexc-UFPE se reuniu com a vice-diretora do IEN, Donália Cândida Nobre, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Edmilson Lopes Júnior, e a professora emérita e ex-reitora da UFRN Ângela Maria Paiva Cruz. Na ocasião, os presentes puderam dividir pontos similares e divergentes dentro da realidade das duas universidades, localizadas na mesma região, mas que operam de formas diferentes. A presença do pró-reitor e da ex-reitora permitiu levar aos convidados um panorama desde o início do processo de criação do instituto, fundado oficialmente em 2019, mas planejado desde 2013.

Para a vice-diretora do IEN, Donália Nobre, existem pontos desenvolvidos em cada uma das instituições nas áreas de assistência e atenção voltada para o idoso que podem ser de interesse da outra. “Cada um tem um pouco a contribuir. Nós já temos o instituto e podemos mostrar como foi a criação e a institucionalização e também ter essa troca do que de novo podemos aprender. Nos próximos encontros, vamos falar mais sobre a parte legal, as parcerias com órgãos externos e a nossa experiência tendo operado, durante a maior parte, na pandemia”, completa.

O pró-reitor de extensão e cultura da UFPE, Oussama Naouar, considera importante a experiência de intercâmbio do conhecimento entre as duas universidades para o fortalecimento de pautas similares discutidas nos dois espaços, nesse caso, a temática do envelhecimento. “O que nos trouxe foi a tentativa de entender melhor o modelo institucional que se constrói aqui, sua história e praticidade técnica no dia-a-dia. Esses modelos passam por um diálogo e esse diálogo nós estamos fazendo hoje com a UFRN. Como em qualquer troca, a ideia é voltar com visões novas, nossa expectativa é levar de volta uma noção de articulação, nos alimentar dessas experiências e nos colocarmos à disposição nessa troca”, reforça o pró-reitor.

A UFPE realiza ações de extensão, pesquisa e ensino voltadas para o idoso, através do Programa do Idoso (Proidoso), ligado à Proexc/UFPE. A coordenadora do programa, Anna Karla Borba, destaca a importância de conhecer o funcionamento do IEN para unificação dessas ações em um instituto próprio. “Estamos incubando um Instituto do Envelhecer lá na UFPE, então viemos para ver como o IEN foi implantado, quais ações são desenvolvidas, como se faz a gestão de recursos, conhecer um pouco e ver o que podemos levar para a nossa instituição”, explica.

Data da última modificação: 30/08/2022, 17:53