Notícias Notícias

Voltar

Teleatendimento como enfrentamento ao COVID-19

A medida que o número de casos confirmados de pessoas infectadas com o novo coronavírus (COVID-19) vem expandindo, aumenta também o número de hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) que declaram superlotação de seus leitos. Esse cenário se repete em todo o território nacional. Assim, objetivando viabilizar o desafogamento das Unidades de Saúde de Pernambuco e estados do Nordeste, como também a prevenção de possíveis surtos de infecção no SUS, o projeto de extensão Apoio ao Telemonitoramento Clínico para Enfrentamento a Síndromes Gripais e COVID-19 alia a tecnologia com a medicina para o enfrentamento da atual pandemia.

Coordenado pela Profª Magdala de Araújo, do Centro de Ciências Médicas (CCM), o projeto, registrado em Edital de Extensão, com fomento da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), é uma ação do laboratório do Núcleo de Telessaúde (NUTES) do Centro de Ciências Médicas da UFPE, associado a seu Programa de Saúde Digital desenvolvido com suporte da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (FADE).

O projeto de extensão, que abrange as áreas de Saúde e Comunicação, objetiva a implantação de uma central de telemonitoramento clínico que possibilite o rastreamento de casos, a orientação de pacientes, profissionais e estudantes de saúde no enfrentamento a síndromes gripais, principalmente ao COVID-19. Tudo isso por meio de serviços de telessaúde nas redes de atenção primária e especializada. 

Com esse objetivo, foi desenvolvida e aprimorada uma plataforma digital, que pode ser acessada pela Internet, para que a população entre em contato com uma rede de teleconsultores de saúde, formada por enfermeiros, médicos, psicólogos, dentre outros profissionais, capacitados para fornecer orientações baseadas nas melhores práticas clínicas e em evidências científicas do Brasil e do mundo. 

Através desse site, as pessoas com possíveis sintomas da COVID-19 podem agendar uma teleconsulta e conversar com os profissionais por chat, sem a necessidade de sair de casa, sobre a possibilidade de estar com a doença. Desse modo, o paciente não coloca sua vida e a de pessoas próximas a ele em risco. 

Em casos urgentes, o usuário da plataforma é orientado a procurar um serviço de saúde mais adequado, de acordo com a avaliação realizada pelos profissionais. Neste período de distanciamento social, o atendimento, que é gratuito, é um importante instrumento de triagem, capaz de identificar casos do novo coronavírus sem que, necessariamente, o paciente precise recorrer a uma Unidade de Saúde.

A partir desses atendimentos, o projeto pode contribuir para o conhecimento a respeito do comportamento do vírus no país, e colaborar para o rastreamento da transmissão dos casos confirmados e da circulação da doença no país. Logo, além do atendimento direto à população, o projeto também contribui com as pesquisas científicas sobre o tema.

No site do projeto (nutes.ufpe.br/coronavirus), é possível encontrar mais detalhes sobre o atendimento, assim como os horários. Além disso, há também a Área do Profissional, onde os profissionais da saúde podem se voluntariar para o atendimento aos usuários. O projeto de extensão proporciona uma necessária acessibilidade social, ajudando a população com o diagnóstico e a prevenção da doença neste momento difícil que estamos vivendo.

 

Mais informações
Apoio ao Telemonitoramento clínico para enfrentamento a síndromes gripais e COVID-19
Site: nutes.ufpe.br/coronavirus
Instagram: @nutesufpe
E-mail: magdala.novaes@nutes.ufpe.br

Data da última modificação: 30/04/2020, 12:31