Seminário marca início de parceria entre UFPE e Funase

Em parceria com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), a UFPE realizou na manhã da última terça-feira (27/09), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), o seminário “UFPE e Funase: Abordagens sobre a Socioeducação em Pernambuco”, com o objetivo de iniciar uma parceria em pró do aperfeiçoamento do sistema socioeducativo.  Participaram do seminário professores e alunos da universidade e gestores públicos e técnicos da Funase.

O reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, também marcou presença e agradeceu a confiança da Funase em estabelecer essa parceria e salientou a atuação da universidade nas causa pró-juventude. Também presente na cerimônia, o presidente da Funase, Moacir Carneiro Leão, destacou a importância dessa parceria: “O evento marca o início de um trabalho em conjunto com a UFPE e acreditamos que podemos colher bons frutos desta nova parceria”, disse.

Durante o seminário, a diretora de planejamento da Funase, Maria José Gueiros, exibiu os dados da instituição. Como a idade dos jovens com quem trabalham, os crimes cometidos por eles e a quantidade de funcionários da Fundação. Ela foi sucedida pelo pré-lançamento do livro “Educar ou Punir”, resultado da pesquisa da professora do Departamento de Serviço Social Valéria Nepomuceno, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Irismar Silva, integrante da Unicef, comentou a importância de parcerias como essa. “Para nós, parcerias como essas são super importantes. Os jovens da Funase são vistos com muito medo pela sociedade. A universidade pode contribuir  tanto com a formação científica, quanto com projetos de extensão”, comentou.