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Revista criada por Paulo Freire abre chamada para publicação

Tempos fundantes, tempos presentes: 100 anos de Paulo Freire v. 38, n. 1, 2021 

Paulo Reglus Neves Freire, recifense, educador, escritor, filósofo, patrono da educação brasileira, renomado e premiado pensador, agora também, centenário. Dentre os muitos atributos dados ao professor, há um que não se pode esquecer: sonhador. Não no sentido meramente utópico, mas no vislumbre de tempos e lugares melhores, mais justos. Quando se trata de educação, Paulo Freire sonhava alto, sonhava com a alfabetização dos muitos adultos analfabetos em sua época; sonhava com uma educação efetiva para todas as pessoas; sonhava ainda, perigosamente, com a liberdade que a educação deveria propiciar.

Atualmente, Paulo Freire continua a receber atributos. Alguns podem ser controversos; outros, mais cuidadosos, a partir do que a Pedagogia Crítica nomeia de conhecimento crítico de si e da História, de processo de autorreconhecimento, em que mulheres e homens podem se tornar protagonistas da sua própria história, do seu tempo. 

Reconhecendo a contribuição de Paulo Freire para o debate sobre conhecimento crítico, educação e sociedade, no Brasil e no mundo, a Universidade Federal de Pernambuco, por meio da Estudos Universitários: revista de cultura, em parceria com a Cátedra Paulo Freire (UFPE), convida colaboradores, de todas as áreas do conhecimento, a participar da composição do número especial Tempos fundantes, tempos presentes: 100 anos de Paulo Freire, um compêndio multidisciplinar para expor, debater e ver vivenciados os conceitos e os princípios freireanos, nas mais diversas áreas do conhecimento, sob múltiplas perspectivas. Com este número, a UFPE homenageia o centenário deste ex-aluno e professor, nascido em setembro de 1921, responsável pela fundação do Serviço de Extensão Cultural e da revista Estudos Universitários, em 1962.

Tendo em vista o seu caráter inter/multidisciplinar e o objetivo de manter sempre fortes os vínculos entre relevância acadêmica, relevância cultural e transformação social, pensados pelo homenageado desde o surgimento da revista, com esta chamada a Estudos Universitários espera publicar: estudos (artigos acadêmico-científicos), ensaios, relatos de experiência e resenhas que tenham tomado os referenciais freireanos como objeto ou fundamentos de pesquisas e trabalhos, enquanto legado e atualidade.

Os textos poderão ser submetidos de 1 de março até 30 de abril de 2021. Os trabalhos selecionados serão publicados no volume 38, número 1, com lançamento previsto para agosto de 2021. Os autores devem submeter seus textos através da plataforma da revista, onde também encontrarão as instruções para composição e envio: periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/about/submissions

A seguir, a título de exemplo, há uma lista não exaustiva de possibilidades temáticas, que podem ser abordadas a partir de diferentes áreas, para este número especial:

  • Ação Cultural para Liberdade e o esvaziamento da pauta cultural no Brasil;
  • Cartas de Paulo Freire e estudos biobibliográficos;
  • Ciência, negacionismo e infodemia no Brasil atual, a partir da Pedagogia Crítica;
  • Educação domiciliar e concepções freireanas;
  • Educação Infantil e Paulo Freire;
  • Educação remota, ensino a distância e Paulo Freire;
  • Ensino Médio, educação integral e concepções freireanas;
  • Ensino Superior e práxis freireana;
  • Ensino tecnicista sob uma perspectiva freireana;
  • Estudos étnico-raciais, feministas, Queer e o humanismo freireano;
  • Extensão Universitária brasileira e Paulo Freire; - Inteligências artificiais e educação humanizadora;
  • Modernidade Líquida e epistemologia freireana;
  • Movimentos sociais contemporâneos revistos pela Pedagogia do Oprimido;
  • Multilinguismo, Libras e Pedagogia Crítica;
  • Pandemia, políticas públicas e princípios freireanos;
  • Paulo Freire, exílio e interações acadêmicas;
  • Pedagogia da Autonomia e o ensino de jovens e adultos;
  • Pedagogia da Esperança e as prospecções para a educação pós-pandemia;
  • Políticas educacionais, orientações curriculares e Paulo Freire;
  • Recepção da Pedagogia Crítica no mundo;
  • Universidade Federal de Pernambuco e a contribuição de Paulo Freire.

 

Data da última modificação: 05/03/2021, 12:57