QuarentenArte: promovendo cultura e arte em tempos de pandemia

Com o isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as pessoas são expostas diariamente a notícias preocupantes sobre o Brasil e o mundo. Essa exposição massiva de informações pode acarretar angústias, ansiedades e outros males prejudiciais à saúde física e psicológica dos indivíduos. Pensando em proporcionar um respiro dessas notícias, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) propôs a campanha intitulada QuarentenArte, para oportunizar uma série de ações de promoção às artes e divulgar dicas culturais nestes tempos de quarentena.

Contando com preciosidades assinadas por nomes de relevância regional, nacional e internacional no campo das artes visuais, o patrimônio da Universidade dispõe de obras de artistas como: Mestre Vitalino, Mestre Nuca, Tereza Costa Rêgo, Francisco Brennand, Vicente do Rêgo Monteiro e diversos outros. Essas obras estão em salvaguarda nos museus, acervos e galerias da UFPE, que juntos formam a Rede de Museus, Coleções Científicas Visitáveis e Galerias de Artes, que é responsável pela manutenção, proteção, apoio, segurança e estabelecimento de condições técnicas adequadas ao funcionamento e preservação desses espaços.

A divulgação dessas obras, por meio da QuarentenArte, acontece através das redes sociais da Proexc (Instagram e Facebook) e também pelo site institucional, sempre às terças e quintas-feiras. Além de viabilizar um respiro através da fruição artística, a campanha propicia que a comunidade geral e acadêmica conheça o patrimônio artístico-cultural da UFPE, por meio de imagens das obras apresentadas e de informações sobre o artista em questão. Tudo isso sem precisar sair de casa. A produção dos conteúdos é realizada pela equipe da Diretoria de Cultura da Proexc.

A campanha é uma forma de socialização e democratização do patrimônio artístico-cultural da Universidade, como também um método de valorização das obras, já que as aproxima do público geral. Além das postagens sobre as obras de arte, a QuarentenArte apresenta dicas culturais sobre diversas linguagens artísticas e expõe os espaços culturais da Universidade.

A Proexc convida você a acompanhar semanalmente esta campanha, através de nossas redes sociais ou por meio deste site. Vamos passar por este período juntos e da melhor forma possível. Se puder, fique em casa.

CATÁLOGOS

Vale lembrar que parte do patrimônio da instituição foi apresentado em formato de catálogos, frutos do projeto de extensão Inventário do Patrimônio Artístico e Cultural Tangível da UFPE, que já lançou duas edições: a primeira com foco nas obras de arte da Universidade; e a segunda sobre o acervo mobiliário e artístico da Faculdade de Direito do Recife. As obras vieram à luz em 2018 e 2019, respectivamente.

Data da última modificação: 28/05/2020, 17:57