Notícias Notícias

Voltar

Projeto UFPE, esclarece pra mim? difunde conhecimento científico no combate à fake news

Um dos grandes desafios enfrentados durante a atual pandemia, além do combate ao vírus, é a rápida disseminação de notícias falsas a respeito do assunto, as denominadas “fake news”. Essa propagação de informações pouco claras e falsamente construídas tem o poder de gerar diversos problemas sociais, como a ansiedade e o terror psicológico. Pensando na importância que é refutar as fake news e no lugar social da Universidade, o projeto de extensão “UFPE, esclarece pra mim?”, utiliza-se das principais redes sociais para produzir e difundir conhecimentos científicos sobre o tema.

 

O primeiro foco do projeto é a desmistificação de fake news, principalmente relacionadas à pandemia da COVID-19, de maneira didática e de fácil compreensão. Para isso, serão utilizadas referências científicas de revistas e artigos, principalmente de especialistas e professores da UFPE, na produção de materiais nos formatos de vídeos, fotos, cards, debates, enquetes e entrevistas, elaborados pelos discentes participantes. Todo o material produzido será veiculado às redes sociais do projeto, que já conta com Instagram, Facebook e, posteriormente, Youtube.

 

O “UFPE, esclarece pra mim?” é coordenado pelos Profs. Drs. Michelly Pereira e Eduardo Lira, e é voltado para discentes da área III, dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Biomédica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Terapia Ocupacional, e aos cursos de Design e Ciências Políticas. Atualmente, o projeto abriu um processo seletivo para bolsistas e voluntários. Será um total de 3 bolsas, no valor de R$ 382,00, e 5 vagas de voluntariado.

 

As inscrições são feitas por meio de um formulário e irão até o dia 31 deste mês. Para mais informações, acesse o edital da seleção e acompanhe o projeto por meio de suas redes sociais.

Formulário de inscrição: http://bit.ly/formularioufpeesclarece

Edital da seleção: http://bit.ly/editalufpeesclarece

Instagram: @ufpeesclarecepramim

Facebook: UFPE, esclarece pra mim

E-mail: esclarecepramim@gmail.com

Data da última modificação: 26/08/2020, 13:22