Projeto trabalha conceitos de Biossegurança, Bioética e manejo de animais de laboratório com alunos do ensino médio

O uso de animais em experimentos é uma atividade firmemente defendida pela comunidade científica, bem como a difusão das diretrizes desse uso, para que o animais sejam mantidos em condições adequadas até o uso efetivo na pesquisa com o mínimo de dor e sofrimento. Devido a utilização incorreta de animais em experimentos e ambientes específicos, criou-se uma rejeição por parte da sociedade à essa prática que é na verdade veemente regulamentada pelas autoridades científicas.

O projeto “Biossegurança, Bioética e Manejo de Animais de Laboratório” coordenado pelo professor Eduardo Carvalho Lira do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, tem o objetivo de desenvolver atividades com alunos do ensino médio, estimulando debates sobre a manipulação de animais em laboratório e informando sobre os procedimentos adequados de biossegurança e bioética. Relacionando também diretamente com a área farmacológica, e seus estudos relativos à doenças humanas.

No decorrer do projeto, os alunos da graduação irão participar aplicando os conhecimentos teóricos e desenvolvendo as atividades laboratoriais, bem como analisando os dados biológicos e fomentando o raciocínio científico dos alunos do ensino médio. O projeto é destinado preferencialmente a alunos de graduação das áreas Biológicas e de Saúde, também podendo abranger outros cursos devido a sua interdisciplinaridade. Interessados devem entrar em contato com o professor coordenador para seleção.

Contato:

Email - eduardo.clira2@ufpe.br