Projeto sobre História Medieval desenvolve recursos didáticos para escolas de ensino básico

Ao longo das décadas o ensino de História Medieval, no Brasil, foi negligenciado, resultando em vários professores de História sem uma formação adequada na área. Essa realidade, somada à tradição de distanciamento entre ensino escolar e pesquisa acadêmica, além de outros fatores, resultou em dificuldades na abordagem dos conteúdos de História Medieval nas salas de aula da rede básica de ensino.

Visando ajudar a mudar essa realidade, o projeto de extensão “Idade Média na escola: desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de História Medieval”, coordenado pelo Prof. Dr. Bruno Uchoa Borgongino, pretende contribuir na construção de um diálogo entre aqueles que se dedicam na investigação qualificada de História Medieval e os educadores que abordam conteúdos da área nas salas de aula do ensino básico.

Participam do projeto discentes da UFPE dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em História. Sob a orientação do professor coordenador, os estudantes irão atuar nos processos de consulta aos professores do Ensino Fundamental e Médio, quanto às demandas sobre o ensino de História Medieval no contexto escolar nacional. Também participam das demais atividades, que constituem no planejamento do processo produtivo de materiais pedagógicos, desenvolvimento de recursos didáticos e da sua posterior divulgação.

A iniciativa contribuirá na formação dos discentes envolvidos, pois promoverá reflexões sobre o ambiente escolar e sobre o processo de aproximação entre os saberes produzidos na Universidade ao público externo. Devido a pandemia, a equipe do projeto optou pela consulta virtual dos educadores e pela disponibilização do material elaborado por meio digital.

Mais informações:

Email: uchoa88@gmail.com