Projeto Retrato Fotográfico do Agreste realiza exposição on-line com registros de personalidades do Agreste pernambucano

Imagens: Divulgação/Retratos do Agreste

Na próximo dia (16/10), às 19h30, será aberta a exposição fotográfica on-line Retrato Fotográfico do Agreste. A mostra realizada de forma remota por causa da pandemia da Covid-19. O público poderá conferir retratos de personalidades de diversas áreas do Agreste de Pernambuco. São artistas do barro, da dança, trabalhadores da indústria têxtil e outros moradores fotografados por estudantes de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O acesso ao conteúdo será pelo site, a ser divulgado no Instagram do projeto no dia 16. O projeto Retrato Fotográfico do Agreste é uma iniciativa de extensão, cujo objetivo é promover a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade, da professora do curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Juliana Leitão.

Imagens: Divulgação/Retratos do Agreste

Em função da pandemia, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) suspendeu as aulas presenciais, mantendo as atividades que poderiam ser realizadas remotamente, como as de extensão e pesquisa. O projeto Retrato Fotográfico do Agreste começou a ser realizado nesse contexto em março de 2020 e é um desdobramento do projeto de pesquisa Fotografia Contemporânea, realizado em 2018 e 2019. Priorizou a
formação dos estudantes envolvidos em uma produção fotográfica madura e bem elaborada, além de uma troca de saberes entre fotógrafos e fotografados. A partir de reuniões remotas semanais com a equipe, foram definidas as pautas, analisados os retratos produzidos no decorrer do projeto e também foi realizado um debate crítico sobre os resultados.

De acordo com a professora Juliana Leitão, a exposição traz o resultado desse trabalho e se propõe a fomentar um olhar sobre personagens icônicos da cidade de Caruaru e do Agreste. "A ideia é compreender as nuances simbólicas que compõem o imaginário regional, ou seja, a partir dos registros fotográficos, entender o dia dia e as memórias das pessoas fotografadas", completa. Além da produção de fotografias, os integrantes construíram uma cartilha com a proposta de despertar o olhar narrativo dos espectadores e contribuir para alfabetização visual da sociedade.

Participaram do projeto os seguintes estudantes da UFPE: Adriele Marques Silva, Bárbara Conceição, Debora Teixeira, César Martins, Juliana Barros, Lorena Zuzart, Manu Torres, Noemi Fragoso, Sérgio Lucas e Ythalla Maraysa e Wagner Henrique.

Contato/mais informações
Instagram: @imago_projeto