Projeto realiza testes e ações de conscientização sobre parasitoses com crianças da rede pública do Recife

As parasitoses são doenças que afetam 1 em cada 4 pessoas, e sua transmissão se dá pelo contato com o solo, água e alimentos contaminados, transmissão esta que se relaciona diretamente com as questões de higiene das comunidades e condições sanitárias. Entretanto, existe um grupo especialmente propenso a contrair essas doenças: as crianças em idade escolar — devido ao contato direto com areia, lama, animais, água e até mesmo outras crianças.

Tendo em mente que as parasitoses ainda hoje são um problema de saúde pública no Brasil, em particular na região Nordeste, o projeto “Ações Educativas e de Saúde no Controle de Parasitoses Intestinais Infantis em Escolas Públicas de Recife” coordenado pela professora Francisca Janaina Soares Rocha, com apoio de alunos do curso de Biomedicina,   realiza ações de testes, conscientização e prevenção com crianças da rede pública.

As ações de prevenção serão desenvolvidas através de peças teatrais e palestras, de modo lúdico e fácil assimilação pelas crianças. Os conhecimentos científicos serão também repassados para os professores, podendo serem utilizados posteriormente em sala de aula com os alunos. O processo de testes com as crianças será realizado com auxílio dos alunos de Biomedicina, que vão aplicar na prática os conceitos aprendidos, e repassarão o laudo parasitológico das crianças para seus pais e autoridades responsáveis.

Data da última modificação: 14/07/2020, 14:02