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Projeto promove formação continuada de professores

A formação continuada é cada vez mais amplamente abordada nos cursos de licenciatura e em pesquisas e estudos relacionados ao campo, já que é de grande importância para os profissionais de educação. Por meio dela, os educadores têm a possibilidade de refletir sobre a prática educacional, estar num processo constante de autoavaliação, além de aprofundarem-se em temáticas educacionais nas áreas de conhecimento.

Nesse contexto, o projeto de extensão “Pesquisa investigativa e formação continuada de professores: como pensar e desenvolver um projeto de iniciação científica na educação básica?”, promove ações situadas que propiciem a formação de professores da rede estadual, criando um campo amplo de reflexão sobre e na sua prática. Coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Kennedy Silva dos Santos, o projeto envolve professores da educação básica da rede estadual de ensino do Recife e docentes da graduação e pós-graduação em Geografia da UFPE.

Dentre as atividades, estão: a elaboração de oficinas de instrumentalização, a aprendizagem baseada em projetos, ciclos de discussão vocacional, entre outros. Essas ferramentas contribuirão, de forma efetiva, na autonomia dos participantes, seu protagonismo, além de auxiliar na ressignificação das práticas pedagógicas. 

Outro objetivo do projeto é a divulgação das pesquisas e estudos desenvolvidos pelos profissionais que atuam na educação básica, em especial da disciplina de Geografia. Abrindo, então, um espaço de construção e mobilização de saberes por meio de uma postura reflexiva e investigativa. Por meio dessas atividades de extensão, o projeto tem oportunidade de aproximar a Universidades à comunidade externa. 

Mais informações:

E-mail: kennedyufpe@gmail.com
Data da última modificação: 15/07/2020, 14:11