Notícias Notícias

Voltar

Projeto promove a educação de pacientes com diabetes para estímulo do autocuidado

Devido ao número de pacientes com diabetes tipo 2 em insulinoterapia assistidos no ambulatório de referência do Hospital das Clínicas da UFPE, observou-se a necessidade de estabelecer um tratamento mais direto, especialmente para prevenir a Covid-19, que pode agravar o quadro dos pacientes. Para suprir esta demanda foi criado o projeto “Educação em diabetes para a promoção do autocuidado”, coordenado pela professora Anna Karla de Oliveira Tito Borba, com uma equipe de docentes e discentes dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Nutrição. 

 

O projeto visa desenvolver grupos operativos de interação com pacientes, com o objetivo de promover o autocuidado, esclarecer sobre a doença e seu tratamento, e possibilitar a educação em saúde. Inserindo durante todo processo os alunos da graduação e pós graduação, que adotarão um vínculo maior aos pacientes e, desta forma, poderão desenvolver melhor os conhecimentos teóricos na prática.  

 

Os grupos terão em média 12 pacientes com diabetes que participarão de atividades semanais com duração de 4 horas. Podendo também ser utilizado o WhatsApp  para o compartilhamento de informações aos pacientes sobre as temáticas, reuniões semanais da equipe de execução para a realização de estudos sobre o tema e organização dos encontros educativos.

 
Data da última modificação: 31/08/2020, 16:07