Notícias Notícias

Voltar

Projeto O Caminho leva atendimento humanizado para pacientes do HC-UFPE

Equipe do projeto de extensão "O Caminho: Grupo de Humanização".

 

Quando algo interfere em nossa rotina habitual, somos confrontados por vários sentimentos relacionados ao fato. Essa situação pode se agravar quando nos deparamos com um processo de hospitalização que, além de mudar a rotina do paciente, muda também o ambiente e demanda necessidades, como a realização de procedimentos médicos e de enfermagem. A humanização das práticas de saúde por parte da equipe responsável pode atenuar esse choque inicial sofrido pelo paciente diante de uma nova rotina, bem como promover um resgate da valorização do ser humano, deixando de lado a mecanização do trabalho. 

O projeto de extensão “O Caminho: Grupo de Humanização”, coordenado pelo Prof. Dr. Rogério Dubosselard Zimmermann, busca abrandar esse choque de mudança vivenciado pelo paciente por meio do aprofundamento dos aspectos da relação profissional de saúde/paciente. Para isso, o projeto encoraja a humanização dessas práticas, potencializando para melhor as particularidades do cuidado e do agente, capaz de modificar a realidade em que está inserido.

 

Equipe do projeto de extensão "O Caminho: Grupo de Humanização".

 

A equipe de O Caminho é formada por estudantes, docentes e profissionais de saúde voluntários, que realizam atividades desde conversa/escuta qualificada, até atividades lúdicas como: bingos, jogos de tabuleiros, comemoração de datas festivas e outros. Os encontros, que acontecem semanalmente no Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, incentivam aos voluntários reflexão, contato corajoso, sincero e transformador com a pessoa em sofrimento. 

A partir dessas ações, o projeto busca provocar mudanças não só nas práticas dos profissionais de saúde do HC, como também promover uma ruptura do ensino de graduação em saúde pautado em procedimentos técnicos e de evolução dos quadros clínicos, para práticas cuidadoras, com inovações e centradas no diálogo com o usuário e a aquipe.

 

Equipe do projeto de extensão "O Caminho: Grupo de Humanização".

 

Podem participar do projeto como voluntários qualquer pessoa que tenha interesse, sendo necessário passar por um seleção de três fases: 

1ª fase: Feita através da inscrição realizada na secretaria da Área Acadêmica de Medicina Social, por meio do preenchimento de uma ficha, e da entrega de um kit de higiene (Pasta e escova de dente + sabonete);

2ª fase: Entrevista dos candidatos com a equipe organizadora do projeto;

3ª fase: Encontro para oferecer explicações acerca do projeto, e realizar um momento socialização dos aprovados nas etapas anteriores. 

 

Acompanhe o projeto por meio de suas redes sociais:

Instagram: @ocaminhoufpe

Facebook: /OCaminhoUFPE2/

E-mail: projetocaminhoufpe@gmail.com
Data da última modificação: 09/07/2020, 13:53