Projeto Noz Coletivo aproxima da sociedade discussões e temas acadêmicos através das redes sociais

Imagem: NoZ Coletivo/Divulgação

Em uma das primeiras formas de democracia, na Grécia Antiga, cidadãos se reuniam para trocar ideias e debater sobre o que era melhor para o povo. Mais de dois mil anos depois, já nos dias de hoje, a democracia foi aperfeiçoada, tornando-se mais inclusiva e dispondo de meios de debate público mais amplos, como as redes sociais.

Por serem grandes produtoras de conhecimento, é fundamental que as universidades públicas brasileiras estejam presentes nesses meios, compartilhando suas descobertas e ideias com o público para contribuir com o processo de melhoria social. Esse é o objetivo do projeto de extensão NoZ Coletivo, que busca compartilhar conhecimento nas redes sociais e assim, estimular o pensamento crítico sobre assuntos sociais, políticos e culturais.

O NoZ Coletivo surgiu a partir da percepção da defasagem do Brasil em relação a outros países no diálogo entre produção acadêmica e sociedade. Diante dessa constatação, professores dos Departamentos de Filosofia e Direito da UFPE se reuniram para produzir e veicular nas redes conteúdo sobre filosofia e temas relacionados.

O projeto quer despertar a atenção dos usuários das redes, para temas de relevância social trazendo teorias filosóficas de forma didática e engajada. São discutidos assuntos clássicos da área, como o colonialismo e os diferentes sistemas políticos, e também temáticas atuais, como a cultura do cancelamento. O objetivo, além de simplesmente levar os temas discutidos na universidade da população, é contribuir com o fortalecimento do senso crítico dos seguidores.

Entre as atividades promovidas pelo NoZ estão debates, minicursos e séries sobre diversos temas das ciências humanas, veiculadas no Instagram e no YouTube. Também é possível destacar o desenvolvimento de pesquisas científicas pela equipe do projeto paralelamente aos posts, sendo usadas para produção de alguns deles.

Se você é estudante de qualquer curso da UFPE e se interessou pelo NoZ, participe da chamada aberta para bolsistas na área de produção de conteúdo. Para participar, envie seu currículo e uma carta de intenção para nozcoletivorecife@gmail.com, e se liga: hoje é o último dia para se inscrever!

O projeto de extensão NoZ Coletivo é uma iniciativa do Departamento de Filosofia da UFPE, criada pelos docentes da UFPE Filipe Campello, Érico Andrade e Mariana Pimentel Fischer Pacheco.

Mais informações:

Data da última modificação: 28/08/2020, 17:25