Projeto Mangue Baja desenvolve veículos off-road para competição automobilística

A universidade já está consolidada como um importante pólo de desenvolvimento e pesquisa de novas tecnologias, que podem vir a ser aplicadas em produções amplamente relevantes na nossa sociedade. Neste sentido, foi criado o projeto Mangue Baja UFPE, coordenado pelo professor Flavio José da Silva, com uma equipe de docentes e discentes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Energia, Engenharia de Controle e Automação e Administração.

O projeto que é realizado desde de 1999, tem como principal objetivo a produção de veículos off-road de acordo com as diretrizes da SAE (Society of Automotive Engineers) para competições realizadas pela própria á nível regional, nacional e mundial.  Desenvolvido com o apoio conjunto de diversas áreas da Engenharia com base na multidisciplinaridade, o projeto possibilita o emprego interdependente entre a teoria e a prática, permitindo que os estudantes possam estimular a criatividade com base nos conceitos previamente estudados e aplicar no processo de planejamento e produção dos veículos.

Deste modo, o projeto proporciona através da imersão o progresso dos estudantes na área automobilística, além de trazer grandes contribuições para a Engenharia em si, e como consequência, a sociedade como um todo. Colaborando também na divulgação científica das ações produzidas na Universidade, pela difusão do conhecimento e das produções internas à comunidade — fomentando também o interesse dos estudantes a nível médio e técnico na área de Engenharia.

Para mais informações:

Instagram - @manguebaja