Notícias Notícias

Voltar

Projeto do CAV promove formação e integração do sanitarista ao sistema de atenção básica de saúde

O sistema de saúde Brasileiro, utilizando da implantação das políticas estratégicas de integração e promoção da saúde pública como o NASF (Núcleo de apoio a saúde da família), tem enfatizado a necessidade de uma formação multiprofissional das equipes. Nessa perspectiva da integralidade, o sanitarista pode fortalecer as ações de educação em saúde, ajudar na articulação da rede de saúde no município e planejar ações de acordo com as demandas do território e seu monitoramento.

 

Nesta concepção, o projeto de extensão “Atuação do sanitarista na atenção básica: experiências e debates sobre o ensino, pesquisa e extensão” tem o objetivo de promover a integração ensino-serviço, especialmente na atenção básica de saúde. O projeto é coordenado pela professora Fabiana de Oliveira Silva Sousa, e é realizado por uma ampla equipe formada por docentes do CAV, Residentes do Programa de Residência Multiprofissional para Interiorização da Atenção à Saúde, estudantes do CAV, profissionais em saúde e usuários da atenção básica do município de Vitória de Santo Antão.

 

O projeto é focado no desenvolvimento de um processo de formação integrada entre seus participantes, realizando sua aproximação com a comunidade e suas demandas por cuidado em saúde. Eles terão papel importante na organização de práticas de cuidado inovadoras, junto com as equipes de saúde que participarão do projeto. Além disso, deverão organizar e participar de debates mensais para ampliar o acesso da comunidade do CAV e a sociedade de Vitória de Santo Antão ao papel do sanitarista na atenção básica.

Data da última modificação: 07/07/2020, 15:47