Projeto do CAV promove diálogo na escola sobre saúde mental dos jovens

A saúde mental dos jovens é um assunto que demanda atenção e compreensão e é fundamental falar sobre esse tema em espaços como as escolas. Somando forças nesse sentido, o projeto de extensão “Suicídio: vamos falar sobre esse assunto?” promove o diálogo e a conscientização sobre esse assuntos no âmbito escolar de diversas formas.

O projeto é oriundo do Núcleo de Enfermagem do Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE) e organiza ações sobre saúde mental em uma escola municipal local, a Prefeito Manoel de Holanda. Docentes e estudantes de Enfermagem e outros cursos de saúde do CAV integram a iniciativa, que tem como base o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.

Inicialmente, os estudantes extensionistas passam por um processo de capacitação e sensibilização sobre suicídio, bullying, automutilação e outros tópicos relacionados. Em seguida, ocorrem as ações na escola, que buscam conscientizar os adolescentes sobre como lidar com dificuldades nesse âmbito, ocorridas com eles mesmos ou com terceiros.

O projeto também atua em outras frentes fundamentais, como o mapeamento de possível comportamento suicida nos adolescentes. Os pais dos alunos e profissionais da educação também são orientados sobre o tema, podendo assim constituir um sistema de apoio mental e emocional para os adolescentes em risco de suicídio.

A iniciativa oferece um espaço de conscientização acessível aos adolescentes e aos envolvidos em sua educação. As ações educativas têm um caráter horizontal, permitindo a troca e escuta de experiências e estão abertas a propostas de intervenção da família e da escola. Também são utilizados formatos lúdicos, como o teatro, que facilitam o aprendizado.

Data da última modificação: 01/07/2020, 13:02