Projeto do CAV desenvolve ações de prevenção ao uso de drogas em escola municipal

A dependência química é muito mais do que apenas um problema individual, e sim uma questão de saúde pública que afeta milhares de Brasileiros em diversas esferas sociais. Este problema pode começar sem que o indivíduo perceba, pelo consumo intenso de substâncias que vão desde as relativamente comuns no dia-a-dia como o álcool e a nicotina, até outras mais pesadas como o crack.

O consumo pode evoluir para uma dependência maior, trazendo complicações duráveis de saúde mental e física, financeiras e outras. A melhor solução à essa questão são políticas públicas de prevenção, tratamento e reabilitação dos usuários, tratando a dependência não mais como um tabu e sim como qualquer outro problema de saúde.

É neste cenário que foi criado o projeto “Ações de prevenção ao consumo de crack, álcool e outras drogas - Ano VIII” coordenado pela professora Fernanda Jorge Guimarães, com equipe de docentes e discentes dos cursos de Ciências biológicas, Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Saúde Coletiva. O projeto desenvolve intervenções com estudantes da Escola Municipal Gilvanete Guedes, promovendo acesso a educação em saúde, atenção à saúde mental, e ações de prevenção. Um dos objetivos é trazer o conteúdo também para alunos com deficiência, já que a escola em que as ações serão realizadas é considerada como referência em educação especial no município.Tornando a discussão muito mais ampla e plural, e fortalecendo a educação quanto ao uso de substâncias psicoativas.

Data da última modificação: 24/07/2020, 10:30