Notícias Notícias

Voltar

Projeto de extensão Radionovela: Literatura nas Ondas do Rádio se propõe a levar educação e conscientização para estudantes

    

 

Fotos: Equipe de comunicação do projeto

 

Em meados do século XX, as radionovelas eram um produto bastante consumido pela população. O público ria, chorava e se divertia com as histórias contadas através do rádio. Com o passar das décadas, o rádio foi perdendo a antiga popularidade. Mas, atualmente, plataformas de streaming, como Spotify e Deezer, têm renovado o interesse do público por gêneros orais, a exemplo das radionovelas. É nesse contexto que surgiu o projeto Radionovela: Literatura nas Ondas do Rádio, trazendo educação e entretenimento através das ondas sonoras. 

 

O Literatura nas Ondas do Rádio é desenvolvido no curso de Comunicação Social, do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE (CAA-UFPE). O projeto é coordenado pelas professoras Giovana Mesquita e Sheila Borges e conta com a participação direta de estudantes em todas as etapas de produção. O projeto adapta obras literárias de autores nordestinos exigidas no Enem e em outros vestibulares para o antigo formato das radionovelas, veiculando-as, tanto em seu meio tradicional, o rádio, quanto em plataformas online. 

 

O estudante de Comunicação Social do CAA, Gabriel Pedroza, que durante a disciplina Oficina de Texto para Mídias Sonoras propôs como trabalho final uma radionovela, fazendo surgir a ideia de ampliar a experiência de sala de aula para a comunidade, por meio da extensão, entende que esse formato radiofônico pode ser bastante didático devido à  possibilidade de sua linguagem simplificada: “Queremos tornar mais simples a linguagem de obras que muitas vezes são muito densas para esses estudantes, como obras do século 18, que têm uma linguagem muito rebuscada”, afirma Gabriel, hoje um dos responsáveis pela adaptação das obras. 

 

A iniciativa proporciona um canal de aprendizado divertido, diferenciado e gratuito para os vestibulandos e também para o público em geral. As radionovelas do projeto se tornam uma fonte de educação ainda mais importante devido ao fechamento das escolas durante a pandemia. Além disso, o projeto também foi criado pensando nas pessoas cegas, que têm o conteúdo sonoro como uma alternativa importante para a diversão e o aprendizado.  

 

Pandemia - Com as aulas suspensas pela UFPE, o projeto incorporou as discussões sobre a Covid-19 às radionovelas, mas sempre preservando o espírito da obra original. O texto escolhido para essa adaptação especial foi a consagrada obra de Ariano Suassuna, Auto da Compadecida, que virou a radionovela Auto da Compadecida em tempos de pandemia. Segundo Gabriel Pedroza, o projeto inicialmente produziria uma adaptação fiel do livro, mas, diante do avanço da pandemia do novo coronavírus, o grupo entendeu que seria importante trazer essa discussão para a produção. A radionovela conta com personagens já consagrados da obra original, como João Grilo e Chicó, inseridos no contexto da pandemia.  

 

      

 

Fotos: Equipe de comunicação do projeto

 

Mas o diferencial dessa versão é a incorporação do Capitão Covid. Na adaptação, os habitantes da cidadezinha de Taperoá se deparam com a chegada do cruel Capitão Covid à cidade. Além desse personagem, a obra traz diversas outras alusões a questões sociais ligadas à pandemia, como a divulgação de fake news sobre a doença e a omissão de figuras políticas para resolver o problema de saúde pública. A obra já teve 6 episódios divulgados na web, com duração de 7 a 13 minutos. Fazendo jus ao ideal de conscientização do projeto, as gravações seguem todas as diretrizes de distanciamento físico devido à pandemia. 

 

Além da produção das radionovelas, a comunicação é uma das peças-chaves do projeto. Segundo Cecília Távora, estudante que integra a equipe de comunicação da radionovela, o planejamento do conteúdo recebe atenção especial no projeto: “Estamos sempre juntos, pensando e produzindo conteúdo a longo prazo, para otimizá-lo, mas também trazê-lo de forma educacional e informativa”. Dentro do planejamento do projeto, a equipe de comunicação já tem as próximas produções definidas. Com o fim de Auto da Compadecida em tempos de pandemia, será veiculada uma série de dicas de como utilizar os assuntos abordados no Auto da Compadecida nas redações do Enem e de outros vestibulares.

 

A próxima obra, que será disponibilizada em julho, é a adaptação de Senhora, de José de Alencar. Todas as obras do projeto serão reunidas em um site próprio em breve. Mas enquanto o site não fica pronto, os episódios da radionovela Auto da Compadecida estão disponíveis no Spotify, Deezer, Google Podcasts e em várias outras plataformas. A produção também está sendo exibida na programação da da Rádio Universitária (99.9 FM) e da Rádio Paulo Freire (820 AM) e será veiculada na Rádio Frei Caneca (101.5 FM) e em rádios comunitárias. Os links para os episódios estão disponíveis no perfil do projeto no Instagram: @radio.novela. Lá podem ser conferidas mais informações sobre a iniciativa e todas as novidades sobre as radionovelas. Confira! 

 

Contato: radio.novelaufpe@gmail.com




 

Data da última modificação: 29/05/2020, 12:00