Notícias Notícias

Voltar

Projeto de extensão oferece tratamento multidisciplinar para Traumas Dentais

O traumatismo dentário é uma situação de urgência, muito frequente em consultórios odontológicos. Geralmente decorrem de quedas, brigas, acidentes esportivos ou automobilísticos e maus tratos.
 
Apesar de ser uma situação de urgência, o atendimento nem sempre é imediato, devido à falta de conhecimento dos pacientes ou pelo fato do primeiro atendimento ser realizado em pronto-socorros, clínicas médicas ou postos de saúdes não capacitados. Fatores como esses, associados à falta de conhecimento dos profissionais de saúde sobre traumatismos dentários acabam dificultando a avaliação e o tratamento do paciente.
 
Pensando na capacitação dos futuros profissionais de saúde e em ações educativas e preventivas para a população, surge o Projeto de Extensão Trauma Dental: Prevenção e Tratamento, coordenado pela professora do Departamento de Prótese e Cirurgia Buco-Facial do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, Elvia Christina Barros de Almeida. O projeto é uma parceria da UFPE com o Serviço de Traumatologia Dentária da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, que é coordenado pela professora Adriana de Jesus Soares.
 
O atendimento à população é feito por 14 alunos de graduação do curso de Odontologia, supervisionados por professores. A equipe ainda é composta por doze professores da UFPE (Departamento de Prótese e Cirurgia Buco-Facial e Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva) e da Universidade de Campinas (Unicamp), de São Paulo, que integram a equipe multidisciplinar. 
 
Além dos benefícios oferecidos à população, a coordenadora do projeto, Elvia Barros, ressalta a importância para a formação do futuro profissional: “proporciona formação acadêmica e profissional a alunos da graduação e pós-graduação, com uma ação de educação continuada em odontologia. Assim, os alunos de hoje, serão profissionais amanhã, capazes de atender e solucionar casos de traumatismo dentário com mais segurança, proporcionando aos pacientes não só a solução das necessidades odontológicas, mas também a solução de questões psicológicas, oriundas das lesões geradas pelo trauma dentário”, conclui a professora. 
 
O Projeto de Extensão também visa a conscientização das pessoas através de  trabalho educativo e preventivo, “as atitudes de urgência no local do acidente podem devolver a qualidade de vida ao paciente, pois grandes fraturas ou queda de dente podem ocasionar traumas psicológicos aos pacientes, independentemente, da idade dos mesmos”, como afirma a Professora Elvia Barros.
 
Pessoas de todas as idades que sofreram traumas dentais, recentes ou mais antigos, podem receber atendimento clínico gratuito por meio do Projeto. Os interessados devem passar por triagem e, caso seja atestado o traumatismo com danos às estruturas dentárias, é feito o agendamento para realização dos procedimentos odontológicos necessários. 
 
Para fazer a triagem, é preciso comparecer à Clínica C do curso de graduação em Odontologia da UFPE, no Campus Recife, das 13h às 17h.
 
São oferecidos tratamentos clínicos em todas as especialidades odontológicas, a exemplo de restaurações, clareamento, canal, cirurgia, colocação de aparelho ortodôntico, implante, prótese, extração, entre outros. As consultas acontecem às segundas e às terças-feiras, das 13h às 17h, na própria Clínica C. Todos os procedimentos são gratuitos. 
 
Mais informações
Professora Elvia Christina Barros de Almeida
elvia.almeida@ufpe.br 
 
Núcleo de Acolhimento e Pronto Atendimento (Napa) do Departamento de Odontologia da UFPE
(81) 2126 8830

Data da última modificação: 26/06/2017, 11:11