Projeto de extensão leva conteúdos de Anatomia e Fisiologia para escolas de ensino básico

Projeto de extensão "Corpo humano: a prática auxiliando a teoria na escola"

Com o objetivo de trabalhar conteúdos de Anatomia e Fisiologia no ensino fundamental e médio, o projeto de extensão “Corpo humano: a prática auxiliando a teoria na escola”, coordenado pela Profa. Dra. Maria de Fatima Galdino, leva aulas práticas com representações de órgãos e sistemas do corpo humano para escolas da educação básica. O projeto é composto por docentes, discentes, técnicos da UFPE e professores e alunos das escolas atendidas.

Tendo em vista que o estudo da Anatomia e Fisiologia, em sala de aula, ainda acontece de maneira tradicional, com livros didáticos e explanação do professor, o projeto visa estimular o aprendizado da estrutura e do funcionamento do corpo humano, por meio de aulas práticas com modelos anatômicos e construção de sistemas orgânicos. Outro objetivo é possibilitar a aproximação dos estudantes do ensino básico à UFPE, promovendo visitações ao Departamento de Anatomia da Universidade, para a prática com as peças cadavéricas e modelos anatômicos.

Os discentes da UFPE participam de todas as etapas do processo. Eles fazem visitações às escolas para a confecção, junto com os alunos, dos modelos que foram estudados nas aulas oferecidas pela instituição de ensino. Após finalizado conjuntamente, o material será doado para as escolas que iniciarão um pequeno acervo de órgãos e estruturas do corpo humano. Com o isolamento social, consequente da pandemia da Covid-19, a equipe do projeto planeja produzir mídias digitais para que as atividades não sejam paralisadas.

Segundo informações do projeto, as ações promovidas resultaram no aumento da auto-estima dos alunos e numa maior participação deles nas atividades escolares. Além disso, as atividades têm um grande potencial didático-pedagógico, já que possibilita aos professores utilizar os modelos feitos para suas aulas práticas. Podem participar do projeto discentes que cursaram a disciplina “Anatomia I”, ou o equivalente. A seleção acontece no início de cada ano, por meio de prova escrita, entrevista e reciclagem.

Para mais informações:

Email: fatima.galdino@bol.com.br