Notícias Notícias

Voltar

Projeto “CoREscoLA” aproxima universidade e escola na Educação Física

 

Cartaz do projeto (Foto: Coordenação do CoREscola)

O projeto de extensão "CoREscoLA: trabalho pedagógico na Educação Física Escolar a partir de referenciais críticos e fortalecimento do Ensino Básico (Ano IV)" é uma iniciativa do CoRE (Coletivo de Reflexão em Educação Física) do Núcleo de Educação Física do Centro Acadêmico de Vitória (CAV/UFPE). 

O Grupo de Pesquisa desenvolve trabalho pedagógico nas escolas das Redes Públicas de Ensino estaduais e municipais de Vitória de Santo Antão, Glória de Goitá e Limoeiro há cerca de 08 anos. Este ano, a ação está sendo desenvolvida na escola municipal GE Mariana Amália, em Vitória de Santo Antão, e conta com a participação de acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do CAV.

O objetivo do projeto é realizar trabalho pedagógico/intervenção educativa na escola pública. Espera-se com isso que os graduandos desenvolvam aprofundamento teórico-metodológico e que os alunos da escola atendida pelo projeto tenham garantido acesso, discussão e reflexão sobre os conteúdos da Cultura Corporal e seus determinantes sócio-históricos. 

     

Fotos de algumas das ações do projeto antes da pandemia (Foto: Coordenação do CoREscola)

Pretende-se também com a ação diminuir a carência de professores de Educação Física na rede pública de ensino de Vitória e de municípios vizinhos. Por fim, busca-se motivar graduandos em Educação Física do CAV/UFPE a se interessarem em projetos de ensino, pesquisa ou extensão voltados à educação básica. 

Metodologicamente, o projeto é realizado através de Pesquisa-ação, com subsídios epistemológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, onde são realizados: levantamento e estudo crítico da literatura; observações participantes sistemáticas na escola; construção coletiva do planejamento que consiste da seleção dos conteúdos e estruturação metodológica e do processo avaliativo; ações docentes com os escolares; e reflexão sobre a prática. 

Neste momento de quarentena, o projeto está realizando reuniões semanais, através de plataformas digitais, para a revisão da literatura e a construção do planejamento docente. As ações docentes com os escolares ocorrerão assim que houver o retorno das aulas. 


Informações/Contato:

Profº Marco Fidalgo, coordenador do projeto: marcofidalgo1@hotmail.com

 

Data da última modificação: 03/08/2020, 13:15