Notícias Notícias

Voltar

Projeto Competence Appl desenvolve plataforma de exercícios físicos

Com o isolamento social motivado pela atual pandemia do novo coronavírus (COVID-19), ficou mais difícil praticar atividades físicas. No entanto, exercícios são importante não só para um físico saudável, mas também para aspectos emocionais, já que por meio deles nosso corpo libera hormônios que podem melhorar o humor e trazer diversos outros benefícios. Pensando nisso, o projeto de extensão Competence Appl está desenvolvendo uma plataforma digital/social que disponibiliza atividades físicas para seus usuários, de forma gratuita.

A equipe desenvolvedora do projeto é formada por docentes e discentes do Departamento de Educação Física da UFPE e é coordenada pelo Prof. Tony Meireles dos Santos, também do Departamento, tendo como unidade de origem o Núcleo de Educação Física e Desporto. A plataforma formulada por eles apresenta rotinas de exercícios físicos de cunho prático e educacional, possibilitando uma apropriada navegabilidade, pois dispõe de múltiplos filtros, que auxiliam na adequada seleção das aulas para cada usuário, a fim de que sejam compatíveis às suas características de aptidão física, preferências e estágio evolutivo das atividades.

Após o cadastro na plataforma, o usuário deverá preencher os questionários que são necessários para a definição de seu perfil. Tendo essas informações como base, o aplicativo listará uma série de atividades, por meio de aulas, que serão apresentadas por ordem de relevância para cada perfil, realizando uma avaliação ao final. Um feedback de suas atividades realizadas, contendo tempo, training load, recomendações de necessidades e outras informações é posteriormente disponibilizado para cada usuário. Assim, a plataforma democratiza o acesso a aulas de atividades físicas diversificadas, levando em conta aspectos como qualidade, segurança e divertimento. 

Além de visibilizar o trabalho de profissionais e professores de educação física, entre outros, a plataforma apresenta um meio de desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa para alunos de graduação e pós-graduação de diferentes área profissionais. Outro fator importante, é a inovação tecnológica do aplicativo, elaborada pela comunidade acadêmica. 

Pensando nisso, o Competence Appl está realizando uma chamada pública para seleção de dois alunos da UFPE para participarem do projeto. Uma vaga é destinada para um estudante do curso de Educação Física, enquanto a outra vaga é reservada para alunos de cursos relacionados à tecnologia da informação. Será concedida uma bolsa no valor de R$ 600,00 pelo período de 6 meses. Os estudantes interessados deverão preencher, entre os dias 5 e 8 de maio deste ano, um formulário online disponível no link: https://bit.ly/selecaocompetenceappl

 

Mais informações

Competence Appl

E-mail: tony.meireles@ufpe.br

 
Data da última modificação: 05/05/2020, 17:27