Notícias Notícias

Voltar

Projeto Coleção GEPIFHRI promove divulgação de produções acadêmicas de estudantes na área de educação

Durantes os cursos de graduação, os estudantes são apresentados a diversas vivências e aprendizados e a partir dessas experiências, podem fazer novas descobertas e criar novos pontos de vista, valiosos para a melhoria da sociedade. 

Para valorizar esse potencial e ajudar na circulação dessas novas ideias o projeto de extensão Coleção GEPIFHRI busca publicar trabalhos acadêmicos produzidos por alunos dos cursos de Licenciatura e de Pedagogia em disciplinas, projetos de pesquisa ou como Trabalho de Conclusão de curso.  

O Coleção GEPIFHRI é parte do Multiverso: programa de extensão, iniciativa do GEPIFHRI, e atua em parceria com a Editora da UFPE (Edufpe). O projeto vem selecionando e organizando produções destacadas dos estudantes em e-books, que serão lançados pela Edufpe com o selo “Coleção GEPIFHRI”. Atualmente, estão em etapas de edição e produção e-books que reúnem artigos sobre temáticas como educação patrimonial, educação informal e formação humana. 

Segundo uma das coordenadoras do projeto, Profª Maria da Conceicao Lima, o encontro das teorias aprendidas em sala pelos estudantes e suas experiências durante o estágio geram ideias com bastante potencial: “Existe muita coisa produzida nesse meio tempo e que pode gerar um rico material de pesquisa e de divulgação da representatividade da UFPE na condução das práticas docentes no estado”, afirma ela. 

Assim, ao facilitar a publicação científica por parte dos estudantes, que muitas vezes se vêem com muitos obstáculos para ter seus trabalhos publicados, o projeto os encoraja a desenvolver novos conhecimentos úteis à sociedade, oferecendo oportunidade para que as produções possam alcançar a comunidade externa e provocar transformação social na área da educação.

O projeto “Coleção GEPIFHRI” é uma iniciativa do GEPIFHRI (Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades), cordenada pelas professoras doutoras da UFPE Maria da Conceição Silva Lima e Raylane Andreza Dias Navarro Barreto. 

Para mais informações sobre o projeto, sua equipe e as outras iniciativas do “Multiverso: programa de extensão”, acesse o texto de divulgação do programa e acompanhe o GEPIFHRI no Instagram

 

Data da última modificação: 26/08/2020, 09:39