Notícias Notícias

Voltar

Projeto auxilia famílias assistidas pela UFPE em meio a dificuldades da pandemia

Além das graves consequências na saúde pública, a pandemia do novo coronavírus gera dificuldades financeiras para diversas famílias do país. Foi pensando nisso que profissionais da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis da UFPE (PROAES-UFPE) idealizaram o projeto de extensão Assistência Estudantil e Compromisso Social em Tempos de COVID-19. A atividade busca conscientizar a população sobre a vulnerabilidade econômica das famílias contempladas pela assistência estudantil da UFPE, além de ajudá-las diretamente com doações. 

 

Coordenado pelo profº Fernando José do Nascimento, o projeto tem como objetivo dar suporte às famílias de estudantes assistidos pela UFPE. Diante de uma situação de distanciamento social, muitas dessas famílias vêem seus recursos diminuírem e as despesas aumentarem, o que torna a assistência ainda mais importante. O projeto busca conscientizar a sociedade sobre tal situação, destacando a importância da assistência estudantil e aplicando medidas que auxiliem as famílias a manterem sua qualidade de vida durante a pandemia. 

 

A iniciativa contará com a participação direta de alunos que recebem assistência estudantil da UFPE. Os estudantes atuarão em todas as diferentes etapas do projeto, auxiliando diretamente outras famílias assistidas. Além de diminuir o agravamento da vulnerabilidade social das famílias contempladas, o projeto tem como objetivo gerar nos estudantes participantes conhecimento e solidariedade quanto às situações das famílias e da sociedade como um todo.

 

O projeto funcionará em várias frentes, através da divisão dos estudantes participantes em 3 equipes com 10 participantes cada. A primeira equipe produzirá um questionário sobre as consequências da pandemia, que será encaminhado para os alunos beneficiados pela Assistência Estudantil através do SIG@. O segundo grupo organizará uma campanha audiovisual focada em conscientizar a sociedade sobre a situação das famílias dos estudantes de baixa renda da UFPE, além de incentivar a doação de alimentos não-perecíveis para as mesmas. A campanha será veiculada nas redes sociais da UFPE. A terceira equipe de alunos, por sua vez, ficará responsável pela organização e distribuição das doações materiais ou financeiras captadas. 

 

Através dessas iniciativas, o projeto Assistência Estudantil e Compromisso Social em Tempos de COVID-19 espera conscientizar a sociedade sobre a importância social da assistência estudantil, trabalhando diretamente com os alunos assistidos e fazendo a diferença na vida das famílias em um momento tão difícil. Você pode conferir mais informações em: proaes@ufpe.br.

 

Data da última modificação: 04/05/2020, 17:28