Projeto “Autismo Comunica” promove telemonitoramento fonoaudiológico para crianças com TEA

Criado a partir da demanda de pais e responsáveis por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) diante da atual situação de isolamento social, o projeto de extensão “Autismo Comunica”, coordenado pela Profa. Dra. Ana Cristina de Albuquerque, visa promover acessibilidade comunicacional com o uso de comunicação alternativa, por meio do telemonitoramento para o público atendido.

As atividades serão realizadas em conjunto com os pais e responsáveis, de forma virtual, no ambiente familiar com intuito de estimular o desenvolvimento da comunicação, interação social, aprendizagem e qualidade de vida para todos os envolvidos. Para isso, o projeto disponibilizará o atendimento virtual de fonoaudiólogos, individual e semanal, de maneira síncrona e assíncrona. A interação virtual também será feita semanalmente com discentes, docentes com formação sobre TEA, aplicativos e materiais de comunicação alternativa.

Ao final do projeto, haverá uma reavaliação presencial fonoaudiológica e psiquiátrica das crianças atendidas. Ao todo, a equipe do projeto envolve 5 profissionais e 12 estudantes dos cursos de Fonoaudialogia, Medicina e Letras - Libras, da UFPE. Segundo a equipe do Autismo Comunica, o projeto “trará um impacto na formação de alunos assim como fortalecerá a importância do telemonitoramento fonoaudiológico para pessoas com TEA”.

Para mais informações, acompanhe o Autismo Comunica em suas redes:
Instagram: @autismocomunicaufpe
Email: aac.montenegro@gmail.com