Projeto alia Terapia Ocupacional e Pedagogia Freireana no auxílio de adolescentes

A adolescência é uma fase, muitas vezes conturbada, já que é o período no qual surgem dúvidas sobre regras, comportamentos, identidade própria, entre outras questões de diferentes âmbitos. Em decorrência disso, os jovens podem vivenciar várias situações de vulnerabilidade, como por exemplo, o uso de substâncias psicoativas, gravidez não planejada, infecções por DSTs, violência auto-infligida, etc.

Pensando em atender esse público, o projeto de extensão “Terapia Ocupacional, Adolescência e Paulo Freire: Pesquisa ação no campo da promoção de saúde com crianças e adolescentes”, tem como objetivo desenvolver e avaliar uma proposta de intervenção de Terapia Ocupacional, subsidiada pela Pedagogia de Paulo Freire, direcionada para a promoção da saúde de adolescentes no contexto escolar.  Coordenado pela Prof. Dr., Daniela Tavares Gontijo, o projeto integra alunos extensionistas do curso de Terapia Ocupacional da UFPE.

Uma das atividades realizadas pelo projeto, está a realização de círculos de cultura na comunidade escolar, abordando temáticas relevantes para os adolescentes. A equipe extensionista participará ativamente na mediação das atividades e contará com o auxílio de adolescentes e da comunidade escolar (professores e gestão).

O projeto visa contribuir não só no atendimento das necessidades de saúde do público participante, mas também na formação crítico-reflexiva da equipe extensionista, já que serão produzidos materiais que potencializem a atuação do terapeuta ocupacional com o público em questão.

Data da última modificação: 13/07/2020, 13:27